O médico William Saad Hossne, uma das maiores autoridades mundiais em bioética, recebeu, nesta terça-feira, em cerimônia no Teatro CIEE, em São Paulo, o Prêmio Professor Emérito 2013 – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita, concedido pelo CIEE e pelo Jornal O Estado de S.Paulo.
Coordenador do curso de pós-graduação em Bioética do Centro Universitário São Camilo e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, o professor Saad, como é chamado pelos alunos, agradeceu a indicação ao prêmio e dividiu as honras recebidas com seus mestres, alunos e pacientes. “É uma galeria que enobrece quem se aproxima dela”, afirmou.
O ex-ministro Delfim Netto, Professor Emérito 2012, fez a saudação ao homenageado: “Saad merece a gratidão de toda a sociedade brasileira pela sua perseverança na realização de um trabalho formidável no ensino e na ética”.
Para Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE, o legado do professor Saad “deve inspirar muitos de seus seguidores”.
A cerimônia contou ainda com as presenças de Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Jornal O Estado de S.Paulo; Celso Lafer, presidente da Fapesp; Arnaldo Niskier, presidente do Conselho de Administração do CIEE Rio; Roberto Gazzi, diretor de Desenvolvimento do Jornal O Estado de S. Paulo e Luiz Gonzaga Bertelli, presidente, Executivo do CIEE.
Desde 1997, o prêmio é entregue a personalidades que se destacaram no campo da educação e ao desenvolvimento de suas áreas de conhecimento. Entre os premiados estão Ruth Cardoso (1997), Miguel Reale (1998), Esther de Figueiredo Ferraz (1999), Antonio Candido (2003), Ives Gandra (2007), Adib Jatene (2009), entre outros.
Sobre o CIEE
Além de administrar programas de estágio e aprendizagem, para jovens de todo o País, o CIEE desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência Gratuita para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Educação Continuada, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.