Notícia

Traço de Ciência

Wiki Education Foundation — Encorajando o trabalho de educação no Brasil

Publicado em 29 março 2017

Por LiAnna Davis

Na semana passada [retrasada], tive o privilégio de viajar para São Paulo para duas apresentações na Universidade de São Paulo (USP), uma reunião com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e uma editatona sobre neurociência e matemática na Wikipédia em português.

O grupo no Brasil atualmente tem um impacto incrível na Wikipédia. Em particular, um grupo de wikimedistas, sediado no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), liderado pelo professor João Alexandre Peschanski, tem melhorado consideravelmente as informações disponíveis na Wikipédia em português sobre tópicos de matemática e neurociência. Com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), eles estão trabalhando duro para levar mais informações científicas à Wikipédia em português. Por exemplo, confira o artigo sobre média, que inclui extensivo conteúdo escrito adicionado pelo trabalho dele — bem como animações sobre os conceitos e um arquivo de áudio da leitura do texto para facilitar a compreensão das fórmulas matemáticas pelas pessoas com deficiência visual que falam português. João, Celio Costa Filho, David Alves e o restante da equipe do NeuroMat têm se engajado em nosso trabalho, traduzindo vários posts do blog da Wiki Edu para o blog deles.

Graças à viagem financiada pela FAPESP, pude dar duas palestras sobre a conexão entre a Wikipédia a academia na USP. A primeira foi uma conversa informal com estudantes, professores, wikipedistas e outras pessoas interessadas no que nós na Wiki Edu estamos fazendo para conectar a Wikipédia e a academia. Passamos a maior parte do tempo falando sobre como nossos programas funcionam, a importância da habilidade de literacia midiática na era digital, entre outros. Encorajei os participantes a se envolverem no movimento Wikimedia, seja editando artigos, adicionando imagens ao Commons, traduzindo verbetes ou jogando jogos do WikiData. O resultado deste primeiro encontro é que dois jornalistas que participaram da conversa publicaram uma entrevista comigo na Carta Educação e um wikipedista na sala se sentiu inspirado para criar o artigo sobre literacia midiática na Wikipédia em português.

Na segunda palestra, estiveram presentes representantes dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP para ouvir mais especificamente sobre a iniciativa Ano da Ciência da Wiki Edu. Muitos participantes não estavam familiarizados com os trabalhos internos da Wikipédia, então foi uma excelente oportunidade para explicar mais sobre o funcionamento da Wikipédia, a comunidade, porque vale a pena contribuir e porque os professores participantes da Wiki Edu encaram as tarefas na Wikipédia como chaves para ensinar literacia midiática e comunicação científica e o que fizemos durante o Ano da Ciência. Em particular, encorajei o grupo a trabalhar no sentido de engaja—lo com a Wikipédia na esperança de ver um Ano da Ciência no Brasil nos próximos anos.

Estava incrivelmente inspirada pelo entusiasmo e a energia dos wikimedistas no Brasil e estou confiante que boas coisas continuarão a surgir do grupo no futuro! Muitos agradecimentos ao João e ao restante da equipe por me convidarem e me receberem no Brasil.

*LiAnna Davis é diretora de programas da Wiki Education Foundation. O relato Encouraging the education work in Brazil foi originalmente publicado em 20 de março de 2017 no blog da Wiki Education Foundation.