Notícia

Planeta Universitário

Why was HIV-1 able to cause the Aids pandemic?

Publicado em 06 agosto 2015

A FAPESP e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) realizarão, no dia 17 de agosto de 2015, a DFG Leibniz Lecture “ Why was HIV-1 able to cause the Aids pandemic?”, com o virologista Frank Kirchhoff. Kirchhoff é professor da Universidade de Ulm, na Alemanha, e foi laureado pelo Prêmio Leibniz, o mais prestigioso prêmio científico do mesmo país. Destacado na área de pesquisa em Aids/HIV, ele pesquisou a proteína Nef, uma manipuladora celular do vírus HIV, e assim ajudou a entender melhor a patogênese do HIV/Aids.

 

Em sua palestra, Kirchhoff descreverá a origem e evolução da pandemia das cepas do HIV-1 grupo M (maior), que são responsáveis pela maior parte de todos os casos de Aids, e discutirá quais propriedades específicas contribuem para a sua propagação expressiva e alta virulência.

 

A Leibniz Lecture é um formato desenvolvido pela DFG para estimular o diálogo entre os vencedores do Prêmio Leibniz e a comunidade científica.

 

A palestra será proferida em inglês, é aberta ao público e ocorrerá na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1.500, em São Paulo.

 

Inscrições e mais informações: www.fapesp.br/9594.

 

Agência FAPESP