Notícia

Portal Fator Brasil

Whirlpool Latin America apresenta finalistas do Prêmio Inova

Publicado em 17 abril 2010

Criatividade, inovação e alta tecnologia foram os temperos da 3ª edição do Whirlpool Inova - prêmio voltado a professores e alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu das áreas de design e engenharia. Os vencedores foram conhecidos nesta quinta-feira, dia 15, no IED - Istituto Europeo di Design.

Na etapa final do evento, os trabalhos finalistas, nas categorias de design e engenharia, foram avaliados e julgados por uma banca formada por profissionais da Whirlpool das áreas de design, engenharia, marketing e inovação e, também, por representantes das instituições apoiadoras desse evento.

Pela primeira vez, o Inova contou com cobertura ao vivo de blogueiros - profissionais formados em design e engenharia - que transmitiram toda a agenda da premiação, incluindo o debate sobre Open Innovation e a entrega do prêmio, além de entrevistas com os grupos vencedores e os profissionais presentes. O objetivo da Whirlpool Latin America foi estender a temática, também, às redes sociais que têm promovido importantes discussões sobre tecnologia e inovação.

Como destaques dessa edição, vale ressaltar o alto nível dos projetos apresentados que já se equiparam a trabalhos profissionais. Dentre as propostas, chamou a nossa atenção a preocupação com a questão ambiental e social, além da criação de produtos em dimensões menores, voltados às famílias com poucos integrantes, avaliou Mario Fioretti, gerente geral de Inovação e Design da Whirlpool Latin America.

O primeiro lugar em design ficou com a equipe do terceiro ano de design, da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, que propôs o desenvolvimento do Twilight, um condicionador de ar de teto com função de odorização e projeção de imagens, que pode funcionar, ainda como um divisor de ambientes.

Já o grande vencedor na categoria engenharia foi o grupo de alunos do segundo ano de engenharia da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial, que apresentou o conceito LEV - Lavadora Eco-Vortex. O projeto sugere uma lavadora com performance diferenciada. O novo sistema conta com um controlador de nível de água, um maior recipiente para produtos auxiliares (sabão em pó, alvejante e amaciante), opção de reuso de água e sistema vortex (jatos dágua) de lavagem. O objetivo é preservar as roupas, economizar água, evitar desperdícios e garantir praticidade ao consumidor.

Mais de 200 estudantes, de 35 diferentes instituições de ensino superior de todo o Brasil, se inscreveram na 3ª edição do Inova. A primeira fase, concluída em novembro de 2009, selecionou 20 projetos, divididos nas categorias Engenharia e Design, com mote de gerar produtos diferenciados para o segmento de linha branca por meio de soluções que proporcionem efetivamente melhorias para o dia a dia do consumidor.

Além da inovação em produtos atuais, a busca por novos conceitos em eletrodomésticos mobilizou jovens de todo o País, colocando à prova seus conhecimentos técnicos focados em engenharia e design.

O objetivo da Whirlpool Latin America com o INOVA é, não só reconhecer ações inovadoras, como estimular o interesse pela criação de produtos diferenciados no segmento de linha branca, que gerem benefícios tangíveis ao consumidor no ambiente doméstico, além de possibilitar a busca e retenção de jovens talentos, explicou Fioretti. As instituições parceiras dessa terceira edição do Prêmio Whirlpool INOVA foram o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), além do Istituto Europeo di Design - IED. Para acompanhar a análise dos projetos finalistas e o julgamento dos trabalhos, o INOVA contou, ainda, com os profissionais de engenharia e design, convidados para auxiliar na avaliação.

Premiação- Os dois primeiros colocados em cada categoria receberam o prêmio em dinheiro, os orientadores dos primeiros colocados ganharam uma bolsa de mestrado e a universidade que teve grupo de estudantes na primeira ou segunda colocação recebeu R$ 20 mil ou R$ 10 mil, respectivamente, para investimento em seus laboratórios. Foram distribuídos, ao todo, mais de R$ 135 mil em prêmios, entre dinheiro, bolsas de estudo e produtos, valor 2,5 vezes superior ao da edição anterior.

Open Innovation

Além da exposição e premiação dos trabalhos, o evento de exposição e premiação dos projetos contou com a presença de importantes designers e engenheiros de empresas de diferentes setores que, junto com executivos da Whirlpool Latin America, debateram o tema open innovation.

Marcaram presença o diretor de fomento à inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, Marcos Vinicius de Souza, Marcelo Tambascia, gerente geral técnico de inovação da 3M, além de Rogério Martins e Mario Fioretti, respectivamente, diretor de desenvolvimento de produtos e gerente geral de Inovação e Design da Whirlpool Latin America.

Mais colaborativo e globalizado, o novo conceito foi analisado pelos profissionais com o objetivo de quebrar paradigmas, além de mostrar, com exemplos práticos, as possibilidades de resultados em inovação para as empresas.

Whirlpool Latin America - Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Possui 20 laboratórios de P&D e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração - este considerado um dos maiores do mundo. Exporta produtos e projetos inovadores para mais de 70 países.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São cerca de 13,9 mil colaboradores no Brasil (unidades fabris e centros de distribuição e centro administrativo), 600 deles dedicados, exclusivamente, à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, sendo que 80 são mestres e doutores.

Seu compromisso com o meio ambiente é concretizado no desenvolvimento de produtos com alto nível de eficiência energética, na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa.

Uma audiência residencial superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês. Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança.