Notícia

O Vale online

Webinário OVALE discute a nova astronomia

Publicado em 10 julho 2021

Em transmissão ao vivo, estudantes de jornalismo que integram OVALELab.com Univap questionam principais nomes de projeto que promete revolucionar telescópios terrestres

As inovações tecnológicas têm se tornado cada vez maiores e a proposta do novo telescópio GMT (Telescópio Gigante Magalhães) é abrir fronteiras no espaço e tempo ao conseguir visualizar o universo com os pés no chão.

Para entender qual a tecnologia do telescópio e satélite, além de como é desenvolvido o projeto do telescópio gigantesco de Magalhães, um webinário OVALE com os principais nomes do tema acontece na próxima terça-feira, às 16h.

O encontro virtual será exibido ao vivo pelas plataformas digitais do jornal: Youtube e Facebook.

O debate contará com a participação de Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho (Coordenador do Observatório da Univap), Josué Cardoso dos Santos (Engenheiro Pesquisador do ITA) e Laerte Sodré Junior (PI do Projeto GMT/FAPESP - IAG/USP - Coordenador). A conversa será mediada pelo jornalista Caíque Toledo, de OVALE, e contará com perguntas de Caio Goulart e Irene Ortega, estudantes de jornalismo que integram o projeto OVALELab.com Univap. Ao longo de todo o diálogo, o público terá oportunidade de tirar dúvidas sobre o projeto.

NOMES.

Irapuan Rodrigues, coordenador do Instituto de Pesquisa de Física e Astronomia da Univap, deve contar a inovação tecnológica do telescópio para a sociedade. Já Cardoso, bolsista Jovem Talento International do programa CAPES-PRINT do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), deve abordar a inovação tecnológica dos satélites. Por sua vez, Laerte Sodré, coordenador-geral do projeto GMT, apresentará quais são os aportes hoje para a inovação tecnológica do Brasil e do mundo.