Começa às 14h30, na sala do Conselho Universitário da Reitoria, em São Paulo, o webinar Gerenciamento de Dados de Pesquisa no contexto da Open Science. A iniciativa é a primeira dentro de um Programa de Seminários chamado FRONTEIRAS, criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe).
O evento terá transmissão ao vivo pela equipe da TV Unesp pelo link:
https://www2.unesp.br/video.unesp.br/gerenciamentodedados
?Para falar sobre o tema, a PROPe convidou Eloy Rodrigues, diretor do Serviço de Documentação da Universidade do Minho em Portugal e Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da UNICAMP.
A exigência de um documento que aponte a forma com que os dados resultantes da pesquisa serão tratados pelo pesquisador já é uma exigência em agências de fomento nos Estados Unidos, Austrália e Europa. A tendência de dar maior ênfase ao tratamento aos dados vem ganhando destaque também no Brasil.
Desde outubro de 2017, por exemplo, a Fapesp também exige um Plano de Gestão de Dados dentro da modalidade Projeto Temático. Além disso, a agência de fomento paulista já afirmou que neste ano a obrigatoriedade da apresentação do plano deve se estender gradativamente para outras modalidades de apoio, como as propostas de Auxílio à Pesquisa – Regular, Jovem Pesquisador, bolsas de Doutorado e de Pós-doutorado.