Notícia

Jornal da Unesp online

Web-rádio exibe produção acadêmica

Publicado em 01 junho 2007

Proposta de programas da UNESP Virtual é criar pólo educacional com difusão de novos conhecimentos


A produção científica de docentes e pesquisadores da Universidade é apresentada ao público pelo programa Fazer Ciência, transmitido via internet pela web-rádio UNESP Virtual. Com entrevistas e reportagens, a estudante Ana Carolina Almeida, do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), câmpus de Bauru, divulga os novos conhecimentos produzidos pela UNESP em todo o Estado.

Para o professor e jornalista Antônio Francisco Magnoni, que dirige o programa, o meio virtual permite difundir as pesquisas na própria Universidade, integrando as unidades. Mas não é só o Fazer Ciência que promove a divulgação científica na web-rádio. Os demais programas jornalísticos, como Notícias do câmpus, Diário Virtual e Repórter UNESP, também difundem os novos conhecimentos. "A Universidade gera continuamente novas informações, por meio de suas pesquisas e até nos processos de ensino e de extensão", explica o jornalista. "Ao noticiarmos o dia-a-dia da UNESP, difundimos ciência, e a rádio ganha a característica de um pólo de educação."


Laboratório no ar

A UNESP Virtual integra o Programa Permanente de Divulgação da Ciência na UNESP, ou Ciência na UNESP, ligado à Vice-Reitoria. "Com o apoio do Programa, pudemos ampliar o laboratório e constituir uma rede de computadores com um servidor, para a produção da rádio", diz Magnoni.

Reunindo cerca de 100 alunos dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, além de professores e técnicos, a rádio virtual tem uma programação variada, feita pelos núcleos jornalístico, artístico e esportivo, com 44 atrações, veiculadas 24 horas por dia. A intenção do projeto é ser um laboratório de preparação profissional e também de pesquisa de tecnologias, formas e linguagens jornalísticas e artísticas para a formação do profissional de rádio.

A web-rádio se insere em um projeto maior, o Portal Mundo Digital, voltado para a pesquisa de conteúdos digitais. Hospedado na Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais da Fapesp, o Portal, coordenado por Magnoni, agrega, além da UNESP Virtual, o repositório de vídeos web-TV, o web-jornal, e o Grupo de Tecnologias de Animação (Gruta).

O endereço do Portal Mundo Digital é www.radiovirtual.unesp.br

Daniel Patire