Notícia

Portal Show Vip

Wanessa Camargo recebe o cientista Gustavo Cabral de Miranda em uma live promovida pela Equipe Halo, da ONU, para falar sobre COVID-19

Publicado em 11 novembro 2020

Por Eryka

Após testar positivo para o novo coronavírus, a cantora Wanessa Camargo tem o que falar sobre a COVID-19, mas ela não vai fazer isso sozinha. Wanessa vai receber em seu Instagram (@wanessa) o cientista Gustavo Cabral de Miranda para uma live nesta quarta-feira (11/11), às 20h. Juntos, os dois tirarão algumas dúvidas sobre um dos assuntos mais falados na atualidade: a vacina contra o novo coronavírus. A conversa vai dizer como estão as pesquisas, em que momento de evolução nós estamos, quando teremos certeza dessa vacina, entre outros assuntos.

O profissional lidera uma pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa faz parte da ação global Equipe Halo - em inglês Team Halo -, em que cientistas ao redor do mundo mostram seu dia-a-dia no laboratório, desmistificam informações incorretas e respondem a perguntas dos internautas sobre o novo vírus e as vacinas por meio de vídeos. Basta seguir a hashtag #EquipeHalo no Tiktok para ficar por dentro das novidades.

Também chamados de guias, os pesquisadores de respeitadas instituições, como Harvard, Imperial College London e Wits University, contam suas histórias e postam vídeos que destacam a seriedade e o empenho de todos em conter a pandemia. O intuito é aproximar as pessoas dos estudos sobre a COVID-19 com uma linguagem simples e didática para o público se manter atualizado. Acesse o site oficial do projeto aqui.

Além do cientista Gustavo Cabral, o Brasil conta com mais quatro guias: Jaqueline Goes de Jesus, Natalia Pasternak, Rômulo Neris e Wasim Syed. Novos nomes serão anunciados em breve.

Melissa Fleming, sub-secretária-geral de Comunicação Global da ONU, conta que a desinformação minou a confiança do público nas vacinas. “A #EquipeHalo pretende recuperar essa confiança. São pessoas incríveis fazendo a ciência ser parte de uma colaboração global. Devemos comemorar o fato destes profissionais nos ajudarem a colocar um fim nesta terrível pandemia”, declara. A ação ainda conta com o apoio do Verificado, outra iniciativa global da ONU, Vaccine Confidence Project e GAVI - Aliança das Vacinas.

Sobre o Dr. Gustavo Cabral de Miranda:

(Perfil no TikTok)

Cientista/Pesquisador na FAPESP, Gustavo lidera a pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus gerador da COVID-19, assim como vacinas para chikungunya e zika vírus, no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. A estratégia de pesquisa para produção das vacinas é baseada no uso de “partículas semelhantes a vírus” (VLPs, na sigla em inglês), tema de seus pós-doutorados no Instituto Jenner (Universidade de Oxford), na Inglaterra, e no Hospital Universitário Inselspital (Universidade de Berna), na Suíça. O pesquisador saiu do pequeno povoado de Creguenhém, no município de Tucanos (BA), para estudar ciências biológicas na Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Graças a bolsas de investimento à pesquisa, conseguiu também concluir o mestrado em Imunologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o doutorado no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-IV) da Universidade de São Paulo (USP). Gustavo fez ainda um doutorado sanduíche na unidade de investigação Biomark, Sensor Research, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal. Currículo Lattes