Notícia

O Povo online

Você tem que saber...

Publicado em 05 abril 2015

PÁSSARO

VOO SOBRE O ATLÂNTICO

A mariquita-de-perna-clara, um pássaro que pesa apenas 12 gramas, está migrando da América do Norte para a América do Sul voando sobre o Oceano Atlântico sem parar por dois a três dias - segundo estudo publicado na última semana. Há 50 anos, os cientistas tentavam confirmar essa façanha. Uma equipe internacional de biólogos, que publicam os resultados de seu trabalho na revista britânica Biology Letters, está convencida de ter encontrado “provas irrefutáveis”.”Esta é uma das mais longas viagens diretas sobre a água registradas para um pássaro”, explicou um dos autores do estudo, o pesquisador Bill DeLuca, em comunicado divulgado pela Universidade de Massachusetts em Amherst. O pássaro vive geralmente nas florestas boreais do Canadá e dos Estados Unidos entre a primavera e o outono.

(AFP)

ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

FILHOTES DE PANTERA NEBULOSA

Dois filhotes de pantera nebulosa, espécie ameaçada de extinção, nasceram no último mês de março, no zoológico de Miami, que ainda mantém as crias longe dos olhos dos visitantes para evitar choques. As duas filhotes nasceram em 9 de março e, desde então, permaneceram com a mãe em um espaço fechado do zoológico, informou um comunicado. A mãe “Serai” e o pai “Rajasi”, ambos nascidos em outros zoológicos norte-americanos em 2011, já tinham tido filhotes. As pequenas felinas, que já apresentam a pele característica - com manchas irregulares pretas -, são saudáveis.

As filhotes poderão ser vistas pelo público dentro de algumas semanas. (AFP)

PESQUISA

RG DAS ABELHAS

Os insetos sociais (abelhas, vespas e formigas) possuem um buquê aromático específico, que varia de acordo com espécie, sexo, idade e função na colônia. O odor particular funciona como “RG químico”, facilitando a identificação pelos companheiros. Com ele, é possível saber se pertencem ou não à colônia, se são macho ou fêmea, novos ou velhos, rainhas ou operárias. As descobertas são de pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), pelo projeto “Mediação comportamental, sinalização química e aspectos fisiológicos reguladores da organização social em himenópteros”, apoiado pela Fapesp no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

(Agência Fapesp)