Notícia

Diário de Pernambuco online

Você tem ideia de quão grande é a internet hoje?

Publicado em 29 junho 2011


Desde que o Symbolics.com, primeiro domínio da internet, foi registrado em 15 de março de 1985, os três Ws que definem a web comercial se multiplicaram mais que estrelas em noite sem luz. Isso eu sei e você também. Mas este post é baseado na pergunta: você tem ideia de quão grande é esta equação de multiplicação? Na verdade, ninguém tem. É como olhar para cima e ter a falsa sensação de que se está contemplando todo o céu. Porque ninguém pode mensurar quantos sites realmente existem lá fora, mas – aos curiosos – outras maneiras podem ajudar a construir esse cenário.

Segundo o Daily Changes, um dos portais que se engaja em contar DNS ou, em português, Sistemas de Nomes de Domínios, cerca de 150 mil novas URLs são criadas todos os dias – 21% a mais do que há dois anos. O Google, por sua vez, já informou que tem nada menos que um trilhão de endereços web em sua base de dados… Impressionante, não? Mais ainda se eu revelar o ano em que o Google fez este anúncio: 2008.

Mas apesar do www ser, despido sua maquiagem multimídia, basicamente números e códigos, o que faz dele um dos astros ao redor do qual a vida do homem moderno circula, é o poder de aproximação. Se usarmos quantidade de imagens que postamos, amigos presentes nas redes sociais e vídeos disponíveis, veremos que a internet é uma galáxia inteira. Falou-se nesta semana, por exemplo, que o Facebook pode ter alcançado a marca de 750 milhões de usuários ativos. Ou seja, parcela significativa dos que andam sobre o planeta Terra.

Segundo pesquisa da revista Galileu, se alguém fosse processar à mão a quantidade de dados jogados na internet durante um ano, levaria 2.2 mil vezes o tempo desde a origem do Universo. Nossas câmeras já produzem o que equivalente a 300 exabytes (medida que é igual a 1.024 petabytes, igual a 1.024 terabytes, que equivale a 1.024 GB). A reportagem também calculou, com ajuda da Agência Fapesp, que a quantidade de informações no mundo hoje daria o equivalente a 404 bilhões de CDs, que empilhados iriam até a Lua. Para encerrar, deixo-os com os números que produzimos no ano passado:

107 trilhões de e-mails foram gerados
730 bilhões de vídeos assistidos no YouTube
350 bilhões de postagens no Facebook
25 bilhões de tweets