Notícia

Gazeta de Piracicaba

Vitrine

Publicado em 17 julho 2007

A maior mostra brasileira do setor sucroalcooleiro, o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), abre a sua quinta edição, nesta terça-feira, no Engenho Central, com o anúncio de R$ 100 milhões em investimentos em novas tecnologias para a produção de etanol de cana-de-açúcar.

O acordo de cooperação a ser assinado entre a Fundação de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Dedini S/A Indústrias de Base reafirma a vocação e o pioneirismo do município no setor sucroalcooleiro.

Nos quatro dias do Simtec devem ser firmados negócios envolvendo mais de 350 milhões de reais, além de muita troca de informações e intercâmbios. No parque de exposições estarão reunidas as mais conceituadas empresas nacionais. O Simtec se torna uma vitrine de tecnologia da cana-de-açúcar, de biocombustíveis e energias renováveis, da produção de equipamentos e plantas industriais completas.

Voltado a fornecedores de serviços, fornecedores de insumos industriais e agrícolas, fabricantes de equipamentos industriais de plantio, colheita e industrialização da cana-de-açúcar, álcool, açúcar e biodiesel o simpósio recebe industriais, engenheiros, técnicos e agricultores do Brasil e do exterior. As palestras programadas serão ministradas por especialistas e abordam as mais avançadas tecnologias e temas de interesse do setor.

No momento em que o mundo discute o aquecimento global, suas causas e conseqüências, a importância do Simtec é ainda maior, pois muitos países estão de olho no Brasil, que desenvolveu com sucesso um programa de energia combustível renovável, utilizando a cana como base de produção. Nesta edição da feira, será firmado também convênio e entre a Apla - Arranjo Produtivo Local do Álcool - e a Apex-Brasil, que visa à promoção comercial de exportação dos equipamentos, produtos e serviços das empresas do setor sucroalcooleiro.

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, estará presente na abertura do Simtec, segundo confirmou ontem o deputado Roberto Morais, que representará a Assembléia Legislativa.