Notícia

e-Mobile

Vitopel apresenta papel sintético produzido a partir de plástico reciclados

Publicado em 18 fevereiro 2011

Papel sintético, produzido a partir de plástico reciclado ganha destaque e é um dos produtos finalistas do GreenBest 2011, premiação nacional que ressalta as melhores iniciativas, produtos e projetos sustentáveis.

Desenvolvido pela Vitopel, após dois anos de pequisas realizadas em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e com a ajuda da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Vitopapel é um papel sintético 100% reciclável, que tem como matéria-prima plásticos reciclados, como por exemplo: rótulos, tampas de garrafas, e sacolas plásticas.

O produto permite a escrita de canetas de diversos tipos ou lápis, impressão pelos processos gráficos editoriais usuais, como off-set plana ou rotativa. E, além disso, gera uma economia em torno de 20% na hora da impressão, isso porque o plástico absorve menos tinta que outros tipos de materiais.

Além de ser 100% reciclável, o Vitopaper contribui com a coleta seletiva, retirando das ruas plásticos que iriam parar em aterros sanitários. "Para cada tonelada de Vitopaper produzido, retiramos das ruas e lixões cerca de 850 quilos de resíduos plásticos", afirma José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Vitopel.

Por: Rafael Peroni