Uma vitamina simples aumenta a chances de fazer um temido tumor de câncer desaparecer. Aliás, o estudo acabou sendo feito no Brasil
O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Elas se dividem rapidamente, e agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e órgãos. Podendo, inclusive, se espalhar por outras partes do corpo.
Além disso, os tratamentos contra essas doenças não são nada fáceis. Isso porque eles são invasivos e podem deixar a saúde frágil. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que existe uma vitamina que pode aumentar a chance do tumor desaparecer após a quimioterapia.
Estamos falando especificamente a respeito do câncer de mama. Segundo o jornal O Globo, a vitamina D pode ser uma aliada do tratamento desse tumor. Trata-se de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp).
Ele mostrou que a suplementação da vitamina D pode aumentar a eficácia da quimioterapia, de acordo com informações da Agência FAPESP. A substância desponta como potencial alternativa para drogas de difícil acesso, cujo objetivo também é aumentar a resposta à quimioterapia.
Estudo no Brasil
O estudo acabou sendo feito com um grupo de 80 mulheres com mais de 45 anos que estavam em tratamento no ambulatório de oncologia do Hospital das Clínicas da FMB-Unesp. Para um maior controle da pesquisa, ela acabaram sendo separadas em dois grupos.
Assim, 40 participantes tomaram 2.000 UI (unidades internacionais) de vitamina D por dia, enquanto as outras 40 receberam comprimidos placebo. Após seis meses, 43% das participantes que usaram a vitamina D tiveram o desaparecimento da doença, contra 24% do grupo placebo.
Vale lembrar que o resultado dessa pesquisa acaba abrindo caminho para uma investigação mais aprofundada sobre o papel auxiliar da substância na resposta ao tratamento oncológico. Cabe ressaltar que a vitamina D é um hormônio que atua na absorção de cálcio e fósforo.
Considerações finais
Nessa matéria, falamos sobre uma importante vitamina que está ajudando no tratamento contra o câncer de mama. Segundo um estudo desenvolvido no Brasil, a suplementação da vitamina D pode aumentar a eficácia da quimioterapia.
Qual o câncer que mais mata no mundo?
O câncer de pulmão foi a principal causa de mortes por câncer (1,8 milhão de mortes, representando 18,7% de todas as mortes por câncer), seguido pelo câncer colorretal (900 mil mortes; 9,3%), câncer de fígado (760 mil mortes; 7,8%), câncer de mama (670 mil mortes; 6,9%) e câncer de estômago (660 mil mortes; 6,8%).