Notícia

Planeta Universitário

Visita da ministra irlandesa de Educação e Habilidades, Jan OSullivan, ao Brasil

Publicado em 15 março 2015

A ministra irlandesa de Educação e Habilidades, Jan O'Sullivan, chegou neste final de semana ao Brasil, onde vai passar uma semana divulgando a qualidade e excelência do ensino superior irlandês. Ministra O'Sullivan está acompanhada por representantes de nove instituições da Irlanda e, ao longo da semana, vai participar da assinatura de 10 memorandos de entendimento entre universidades e institutos irlandeses e brasileiros.

Historicamente, a Irlanda não tem uma grande presença no país, mas a visita da ministra - a primeira a promover o tradicional “St. Patrick's Day Visit (Visita do Dia de São Patrício)” no Brasil - vai ajudar a aumentar a reputação do país em terras brasileiras. A viagem faz parte de um plano estratégico e prioritário de aproximação que inclui, dentre outras coisas, a divulgação de ofertas de estudo na Ilha Esmeralda, como o país também é conhecido por conta dos seus extensos campos verdes.  

Durante sua passagem pelo Brasil, a ministra também vai inaugurar oficialmente o primeiro consulado irlandês em São Paulo, no dia 17, data na qual que se comemora o Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. O novo consulado será liderado pela cônsul-geral, Sharon Lennon. 

A Irlanda já possui, na mesma cidade, escritórios da Enterprise Ireland, entidade governamental que promove negócios irlandeses no exterior; da Irish Industrial Development Authority (IDA), responsável por atrair investidores de diferentes setores da indústria para a Irlanda; e da Tourism Ireland, que divulga o país como destino turístico e vai, durante essa semana de comemorações, lançar seu novo site em português. Há também bases no Rio de Janeiro da Education in Ireland, que promove o ensino irlandês em outros países; e Research Brazil Ireland (RBI), um iniciativa financiada pela Science Foundation Ireland (SFI) para desenvolver pesquisas em parcerias entre as duas nações. Vale citar que a Embaixada, aberta em 1991, está localizada em Brasília. 



Também em clima de celebração pelo Dia de São Patrício, o Brasil participa da iniciativa global "Greening". Nos últimos cinco anos, a agência de promoção do turismo nacional irlandesa tem feito com que edifícios e monumentos icônicos em todo o mundo sejam iluminados com luzes verdes especialmente no dia do santo. O Cristo Redentor foi o primeiro a aparecer verde no Brasil em 2013 durante um evento que teve música e dança na base da estátua. Este ano, não só Cristo, mas outros marcos também mudarão de cor, como a Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, e outros cinco pontos em São Paulo: o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade, na região central; o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera; a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro; e a Ponte das Bandeiras, que cruza o Rio Tietê, na zona norte. 

Através do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF), Brasil e Irlanda já vêm estreitando relações. O programa do governo federal brasileiro vem beneficiando, ao longo dos últimos quatro anos, cerca de 100 mil estudantes com bolsas de estudos no exterior para cursos de graduaçao, pós-graduação e doutorado. O projeto, concebido para qualificar estudantes em áreas específicas como ciência, tecnologia e inovação, tem sido um grande sucesso na ilha europeia, cuja universidades se dizem impressionadas com o padrão dos alunos que têm recebido até então.

  Mais de 2 mil brasileiros já frequentaram/frequentam instituições irlandesas através do CSF e outros 1.100 mil devem começar a estudar no país a partir de setembro. Um total de 22 instituições irlandesas participam do programa.

O sistema de ensino superior irlandês está, na verdade, comprometido com o Brasil muito antes Ciência sem Fronteiras e pesquisas colaborativas têm sido impulsionadas nos últimos dois anos pela Research Brasil Ireland. No mês passado, mais de 80 pesquisadores sêniores de universidades brasileiras estiveram em Dublin, capital da Irlanda, para participar da conferência “Pesquisa Colaborativa para um Futuro Melhor”, organizada pela RBI.

Os presidentes da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) estiveram presentes no evento de uma semana, realizado no Dublin Castle, um dos principais pontos turísticos da cidade, onde se reuniram com o diretor-geral do Science Foundation Ireland (SFI) e conselheiro-chefe científico do governo irlandês, Mark Ferguson. 

Durante a conferência, acordos de cooperação foram assinado entre SFI & FAPERJ e SFI & Confap, e que permite que outras fundações de amparo à pesquisa científica brasileiras co-assinem no futuro. A SFI já possui acordos com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Em uma reunião que aconteceu ontem, dia 15, no Rio de Janeiro, mais dois memorandos de entendimento foram assinados entre Trinity College Dublin (TCD) & Universidade Federal Fluminenese (UFF); e Waterford Institute of Technology (WIT) & Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hoje, dia 16, a ministra vai testemunhar a assinatura de outro acordo entre TDC & Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC). 

Amanhã, no dia de São Patrício, outra série de memorandos serão assinados entre Limerick Institute of Technology (LIT) & Universidade Estadual Paulista (UNESP); Waterford Institute of Technology  (WIT) & Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). No mesmo dia, a Trinity College Dublin vai assinar dois acordos separados com Universidade de São Paulo (USP): um de intercâmbio e um outro entre os departamentos de Direito das duas universidades. Por sua vez, a Universidade de Limerick (UL) vai assinar um contrato de bolsa de estudos com a USP, a Bolsa WB Yeats, que vai abrir oportunidades para estudantes de humanidades e de ciências sociais da universidade. A cerimônia de assinatura marca também o início das comemorações pelo 150º aniversário do grande poeta irlandês, WB Yeats.

A delegação irlandesa ainda fará uma visita técnica à Universidade de Campinas (Unicamp) durante a visita oficial do governo, quando a ministra Jan vai testemunhar a assinatura de mais um memorando de entendimento entre a universidade paulista e a Trinity College Dublin.

Para obter informações sobre com estudar na Irlanda, visite o site: www.educationinireland.com.