Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

Visita ao IPMET de Bauru

Publicado em 16 novembro 2006

Nesta quinta-feira, a 10h, o doutor Jim Wilson, pesquisador senhor do Centro Nacional de Pesquisas da Atmosfera - NCAR, localizado em Boulder Cobrado, Estados Unidos estará no IPMet/Unesp — Bauru onde proferirá a palestra "NCAR Convective Storm Nowcasting Systems". Wilson é um cientista reconhecido internacionalmente pelo eu trabalho inovador na área de me tecnologia com radar de tempo. Autor de mais de 180 artigos científicos, foi premiado no ano de 2003 pela Sociedade Americana de Meteorologia (AMS) por sua contribuição e liderança nas aplicações de sensoriamento remoto em meteorologia. Seu trabalho tem inspirado muitos outros pesquisadores pelo mundo afora. O cientista está no Brasil como pesquisador visitante consultor em decorrência do projeto de atualização dos radares do WM levado a efeito neste ano, projeto e te financiado pela Fapesp.
O Nowcasting ou Previsão Imediata (0-6 horas) de tempestades convectivas é um grande desafio, uma vez que o métodos de extrapolação funcionam bem para a primeira hora, mas sua acurácia decresce rapidamente par períodos maiores que uma hora.
Métodos de previsão numérica em mesma escala apresentam resultado melhores comparados com as técnicas de extrapolação até 4horas, mas a acuracia ainda é muito baixa.