Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Visita à Fapesp reforça possibilidade de novas parcerias

Publicado em 29 fevereiro 2012

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na segunda-feira (27). Acompanhado do secretário de Poíticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, ele foi recebido pelo presidente e pelo diretor científico da instituição, Celso Lafer e Carlos Henrique de Brito Cruz.

O objetivo da visita, segundo Raupp, foi "aumentar e qualificar" os projetos realizados em parceria com a entidade. O ministro ressaltou que alguns dos projetos "mobilizadores da política pública de ciência e tecnologia" estão em São Paulo, como o do primeiro reator nuclear multipropósito. Entre as finalidades do equipamento estão a produção de radioisótopos para uso na medicina nuclear e pesquisas em campos diversos, como energia, agricultura, indústria e meio ambiente.

"Já temos parcerias bem estabelecidas com a Fapesp nos institutos federais, como a do supercomputador instalado no Inpe para pesquisas climáticas. Mas queremos a participação da instituição também nos projetos novos", afirmou Marco Antonio Raupp.

Celso Lafer destacou que a área de ciência, tecnologia e inovação é de interesse nacional. "É um capítulo de política de Estado e não de governo. Olhamos isso com a perspectiva de São Paulo, nossa base, mas como uma questão do país, que nos cabe cooperar e ajudar", disse.

Carlos Henrique de Brito Cruz, por sua vez, afirmou que a Fapesp tem interesse em colaborar com o ministério, como já vem fazendo no caso dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O programa foi lançado em 2008 pelo governo federal, com recursos da ordem de R$ 600 milhões obtidos em parceria com as fundações de amparo à pesquisa estaduais.