Uma variante do vírus da raiva foi encontrada pela primeira vez no Ceará, segundo informações da Agência FAPESP em um morcego, este modelo da doença é similar ao que é encontrado em saguis de tufo branco.
Este tipo de vírus é mortal para seres humanos o que deve acender um alerta na população, essa espécie de primata é muito comum no Brasil chegando a muitas vezes serem tratados como animais de estimação.
Descoberta
Um estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), coordenado pelos pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi divulgado na revista científica especializada em virologia, Journal of Medical Virology. Além da grande semelhança entre o vírus descoberto nos morcegos e o visto nos saguis, algo que surpreendeu os cientistas foi que a variante foi encontrada tanto nos morcegos que se alimentam de frutas quanto nos que se alimentam de insetos.
Foram analisadas 144 amostras de tecidos retiradas de 15 espécies de morcegos para a pesquisa. Os profissionais selecionaram os mamíferos que foram mortos com sinais de raiva no estado. As sequências genéticas da variante foram então comparadas com as outras que existiam no banco de dados. Duas espécies que foram encontradas em 2010 obtiveram compatibilidade. No entanto, o que preocupa é que a variante encontrada pela primeira vez em morcegos tem uma similaridade muito grande com a dos saguis.
O sagui-de-tufo-branco é uma espécie comum no nordeste brasileiro ( Foto:Reprodução/conexãoplaneta/Leszek leszczynski)
A preocupação
A raiva é um vírus letal para os seres humanos, e os saguis têm um histórico de convivência com os seres humanos. A pesquisadora Larissa Leão Ferrer de Sousa , servidora no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), em Fortaleza, e doutoranda na EPM-Unifesp, explicou melhor o caso: " Até agosto deste ano, foram encontrados sete saguis positivos para raiva. No Ceará, a doença é endêmica e temos um histórico de agressões de humanos por saguis e mortes por raiva, uma delas ocorrida em maio".
Lamentavelmente, em fevereiro deste ano, um homem foi agredido por um sagui em Cariús, uma cidade no interior do Ceará. Esse indivíduo, que era agricultor, demorou dois meses para buscar ajuda médica após o incidente. Infelizmente, quando os sintomas surgiram, já era tarde demais, e ele acabou falecendo em decorrência da raiva. É um exemplo trágico dos perigos associados à transmissão desse vírus por esses primatas.
Foto destaque: Esta é a primeira vez que esta variante é encontrado em morcegos, por ser mortal, os humanos ficam em alerta. Foto: Reprodução/agência fapesp/Larissa Leão Ferrer de Souza.