Esta semana, algo incomum começou a preocupar os especialistas britânicos. Um vírus misterioso transformou pombo zumbi.
As aves estavam espalhadas por um santuário em Jersey, e as autoridades no local decidiram emitir um alerta geral.
Conheça o vírus que transforma em pombo zumbi
O vírus, conhecido como paramixovírus (doença de NewCastle ou PPMV, como é conhecido) ataca o sistema nervoso das aves, fazendo com que os pombos zumbis torçam o pescoço e tremam, de acordo com relatos do Mirror do Reino Unido e do New York Post dos EUA.
Além de causar rigidez e paralisia parcial das pernas e asas, os animais têm perda de peso, fezes anormais (verde) e perda de apetite.
Vários pombos tiveram que ser sacrificados devido ao grande número de pombos infectados. Até agora, sabe-se que o vírus infecta outras aves e humanos, mas este último forma uma forma mais branda que causa sintomas como conjuntivite.
A Jersey Society for the Prevention of Cruelty to Animals (JSPCA Animal’s Shelter) esclareceu que a situação é preocupante. “Quaisquer casos incomuns devem ser notificados às autoridades.”
Vírus do Pombo Zumbi não tem cura
Não há cura para a doença e, quando infectadas, as aves morrem em poucos dias. Qualquer ave que sobreviva passará a espalhar o vírus e representará um risco para outras. As aves afetadas são sacrificadas, pois a doença é extremamente contagiosa, através de fezes e secreções.
Os vírus podem sobreviver mais nos meses úmidos e frios, o que significa que os casos são comuns nesta época do ano.
O governo do Reino Unido também emitiu um aviso às pessoas com pombos e exortou-os a vacinar seus pombos. Se ocorrerem sintomas semelhantes aos do paramixovírus, são necessários cuidados veterinários urgentes.
Pombo Zumbi já foram vistos no interior de SP
Casos de Pombo Zumbi foram relatados em aves no Brasil em 2019, segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Na época, alguns animais foram encontrados próximo ao Centro de Controle de Doenças Zoonóticas da cidade de São Paulo.