Notícia

Rádio Nacional da Amazônia

Vírus da Zika pode matar tumores humanos

Publicado em 04 maio 2018

Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (4) falou sobre um estudo brasileiro que mostrou que o vírus da Zika pode ser usado como ferramenta no tratamento detumores humanos agressivos do sistema nervoso central. A entrevistada foi a primeira autora da pesquisa e doutoranda do Centro de Estudos do Genoma HumanoCarolini Kaid.

Ela explicou que o estudo começou com o surto do Zika no Brasil, o que fez com que toda comunidade científica se mobilizasse pra entender a relação do vírus com a microcefalia. Foi quando os pesquisadores perceberam que o Zika tem preferência por células-tronco neurais, presentes no estágio fetal dos bebês. O próximo passo foi observar que o vírus também infectaria os tumores embrionários do sistema nervoso central, cujas células têm características de células-tronco.

“O estudo começou com as células que nós isolamos, de pacientes do Hospital das Clínicas, e nós vimos que em apenas três dias o vírus era capaz de destruir 100% das células tumorais”, afirmou Carolini Kaid.

Ela contou que, numa segunda fase da pesquisa, o uso do vírus no tratamento chegou a uma remissão total do tumor e, em alguns casos, remissão da metástase.

O resultado do estudo foi publicado na revista “Cancer Research”, a mais representativa da área em todo o mundo.

Entrevista completa no link abaixo:

http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-amazonia/2018/05/virus-zika-pode-matar-tumores-humanos