Notícia

O Estado CE

Vírus da raiva é encontrado em morcegos no Ceará (60 notícias)

Publicado em 25 de setembro de 2023

Um estudo coordenado por pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), foram descobertas variantes do vírus da raiva em morcegos. O vírus, que é mortal aos humanos, é comumente encontrado em saguis e agora foi detectado em outras espécies de animais.

Foto: reprodução / Larissa Leão Ferrer de Sousa Agência Fapesp

Após os resultados divulgados no Journal of Medical Virology, pesquisadores alertam para o perigo dessa circulação viral. Dentre os animais que já foram encontrados com variantes do vírus da raiva, estão os saguis-de-tufo-branco e espécies de morcegos frugívoras e insetívoras. Os mamíferos voadores que se alimentam de sangue são os principais hospedeiros e transmissores.

Propagação e suas principais causas

No Ceará, já foram registradas 15 mortes nos últimos 30 anos. A principal propagação do vírus se dá por meio do contato humano com esses animais. No interior do Estado, ainda é frequente a prática de captura e criação de saguis, estes animais são vistos constantemente nos ambientes urbanos.

Isso acontece porque o habitat desses animais estão sendo destruídas progressivamente em todo o país com a expansão das cidades e do mercado agropecuário.

Consequências

A raiva é uma doença transmitida somente por animais mamíferos, geralmente por meio da mordida e inoculação do vírus presente na saliva. O vírus entra nas células do sistema nervoso e invadindo os nervos periféricos após ser inoculado através da pele. Após isso, depois de alguns dias, atinge o sistema nervoso central. Ao chegar no cérebro, o vírus causa a encefalite rábica, que leva os pacientes à morte.