Notícia

Olhar Digital

Vírus da Covid-19 usa estratégia similar à do HIV, afirma estudo

Publicado em 01 outubro 2020

Infectar e se replicar dentro das próprias células que defendem o organismo. Essa é a estratégia do vírus HIV, causador da Aids, mas também é muito similar à utilizada pelo Sars-Cov-2, o vírus da Covid-19. Essa foi a conclusão de um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Veja também: Covid-19: ONU pede que países se esforcem para custear plano para vacina Genes neandertais podem aumentar risco de contração e complicações da Covid-19 Cuidado: 85% dos apps para rastrear a Covid-19 não são seguros Elon Musk se recusa a tomar vacina contra a Covid-19; entenda Anvisa diz que pode aprovar vacina contra Covid-19 com eficácia de 50%

De acordo com os cientistas brasileiros, o novo coronavírus afeta um tipo de linfócito conhecido como T CD4 - responsável por coordenar a chamada resposta imune adaptativa. Esse glóbulo branco auxilia tanto os linfócitos B a produzirem anticorpos como os linfócitos T CD8 (responsáveis por reconhecer e matar células infectadas) a se proliferarem.

"Nossos resultados sugerem que, em alguns pacientes, o novo coronavírus pode causar um quadro de imunodeficiência aguda não apenas porque mata parte dos linfócitos T CD4, mas também porque prejudica a função dessas células", explica o chefe do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Unicamp, Alessandro Farias.

A infecção por Sars-Cov-2 faz com que os linfócitos T CD8 se proliferem menos e os linfócitos B produzam anticorpos com menor afinidade e duração. "Seria um efeito semelhante ao do HIV, só que agudo", completa Farias. O estudo foi divulgado na plataforma medRxiv e ainda está em processo de revisão por pares.

Durante as pesquisas, os cientistas realizaram experimentos com culturas primárias de linfócitos isolados do sangue de voluntários não infectados e de pacientes com Covid-19. "Fizemos esse ensaio apenas com linfócitos T CD4 e T CD8 por serem os tipos mais diminuídos nos pacientes graves. As análises confirmaram a presença do novo coronavírus no interior de aproximadamente 40% dos T CD4, sendo que 10% dessas células morreram ao final do período de observação. Os linfócitos T CD8 não foram afetados", conta o pesquisador.

Entre as medições feitas duas e 24 horas após o início do teste, a carga viral mais do que dobrou nas amostras. O grupo da Unicamp também estudou a estratégia usada pelo novo coronavírus para entrar nos linfócitos – normalmente refratários à infecção por vírus e bactérias.

Utilizando amostras de doadores saudáveis, os pesquisadores acrescentaram na cultura celular anticorpos capazes de neutralizar a proteína CD4 e a ACE2. "Nossa hipótese era de que o Sars-Cov-2 conseguiria entrar na célula usando apenas a CD4, mas quando neutralizamos também a ACE2 a infecção foi totalmente bloqueada. Isso mostra que, mesmo em pequena quantidade, a ACE2 é necessária para a invasão do linfócito", diz Farias.

O estudo sugere que o vírus "apresenta uma artimanha" para entrar nos linfócitos. "Ele usa a proteína CD4 apenas para ficar perto da membrana celular e conseguir localizar a ACE2, que então lhe dá passagem para o meio intracelular", explica o pesquisador.

Via: Agência Fapesp

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com UOL Portal R7 O Estado de S. Paulo Correio Braziliense online Estado de Minas online Portal Exame Painel Notícias Terra MSN O Tempo Jornal Extra de Alagoas online Piauí Noticias Porto Alegre 24 Horas Galileu online Atemporal Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online Refugo Head Topics (Reino Unido) Portal da Enfermagem Time 24 News (EUA) Jornal da Ciência online Biblioteca FMUSP Bomba Bomba Bem Notícias Giro Marília Grupo Rio Claro SP Hoje ES IG LabNetwork Notícia em Foco MT O Documento online Voz MT O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Portal Lapada Lapada Revista Amazônia Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário de Pernambuco online ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Metropóles Mariani 24h RP10 Notícias ao Minuto Agenda Capital Portal Mariliense Portal Ribeirão Preto O Sul online Agora RN online Bananal Online Blog Opositor Portal T5 Radar da Bahia Ternura FM Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Na Hora Online Panorama Farmacêutico Beto Ribeiro Repórter Notícias de Campinas Portal de Aquidauana Saber Atualizado Diário da Amazônia Dom Total Duna Press BandMulti Agência de Notícias da Aids Poder360 Madeirão Diário Online Correio Popular (Campinas, SP) Jornal de Piracicaba Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal Joseense News Blog Edenevaldo Alves Fala Petrolina 2A+ Farma Jornal da USP online Mato Grosso Digital O Sul Portal de Notícias Belém online Time 24 News (EUA) Agência de Notícias da Aids Sabe de Nada Jornal Startup Fala aí, PET Farmácia! Time 24 News (EUA) Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online O Popular (Piracicaba, SP) online Mundo Lusíada Portal Banda B O Roncador Jornal Imprensa Regional