Notícia

JC e-mail

Virtual e comunitária

Publicado em 12 setembro 2007

Biblioteca Multimídia da Escola Nacional de Saúde Pública permite que os colaboradores publiquem materiais na íntegra, que podem se tornar objeto de debate com os usuários

Promover a produção de conhecimento voltada para a saúde pública e torná-la acessível é a proposta da nova Biblioteca Multimídia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP).

Com novo visual, mais dinâmica e com um sistema de busca mais abrangente, o serviço reúne apresentações realizadas em eventos promovidos pela ENSP, resultados de oficinas e seminários.

A biblioteca virtual tem como diferencial a possibilidade de o colaborador remeter materiais na íntegra, que podem se tornar objeto de debate com os usuários. Professores poderão incluir material de apoio utilizado em cursos, aulas apresentadas e artigos sugeridos para leitura.

A Biblioteca Multimídia da ENSP permite também realizar buscas nas 24 áreas temáticas e acessar diretamente os arquivos cadastrados mais recentemente ou os mais acessados pelos usuários.

Atualmente, conta com cerca de 300 registros, revisados e classificados. Segundo os responsáveis pelo serviço, em breve, por meio de um convênio com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do governo federal, todos os documentos do acervo estarão disponíveis para deficientes visuais. Isso será feito por meio de um software que permite a leitura dos documentos em áudio.

Todo documento postado na biblioteca é de responsabilidade do usuário cadastrado no sistema. Os arquivos serão avaliados pela equipe de jornalismo da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP.

Mais informações: http://www.ensp.fiocruz.br/biblioteca

(Agência Fapesp, 12/9)