Notícia

Zero Hora online

VÍDEO: imagens raras mostram funcionamento de para-raios durante tempestade (148 notícias)

Publicado em

Blog O Cubo Gizmodo Brasil Jornal Integração Infofix Folha de Florianópolis Spiai.com Jornal Floripa Jornal da Ciência online Blog Jornal da Mulher Seja Hoje Diferente Tudo é Espanto RP10 BSB Notícias Meon Conexão Jornalismo Emerson Tormann Fai Informazione (Itália) Jornal de Itatiba online Mix Vale Sampi Portal de Pinhal Grupo Rio Claro SP Blog da Amazônia Ubiratã News Saense Alternativa 104.9 FM (Candiba, BA) Canaltech CGN Portal R3 Paulopes Saber Atualizado Blog da Cris Jornal Floripa Buobe Yahoo! Finanças Yahoo! Vida e Estilo VNExplorer Brasil em Folhas online DF na Mídia Silvestre Gorgulho Revista Sociedade Científica Revista Fórum online VNExplorer Tecmundo Policiamento Inteligente Acre Agora Acre Agora JGM Publicidades Portal Cidade Dourados Muzambinho.com Guia Medianeira Física Fascinante Mundo Conectado Tempo.com Informativo Plácido Terra Brasil Notícias Jornal Ciência Águia Notícias Portal Gazeta Gospel Head Topics (Brasil) Real Radio Tv Brasil Tecno Insider AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Portal Uauá Jornal Publicação O Seu Jornal Blog Segurança de Dados Realidade Simulada Aracaju Agora Notícias Notícias do Brasil Portal Toca News SBNotícias SoCientífica MT POST Portal Gilberto Silva Tribuna de Imprensa Plantão dos Lagos O Guia da Cidade São Bento em Foco Portal GMC Online Gizmodo Brasil 18 Horas MaisConhecer.com Leal Junior SP RIO MAIS Tudo ao Vivo GN Notícias Fontoura Notícias Jornal Floripa Fatos e Fotos News Farolguia.com Red Brasil Portal BIDS - Base Industrial de Defesa e Segurança Brasil Verde Amarelo Tudo ao Vivo Notícias do Brasil MancheteNet Notícias Receiteria Multiverso Notícias Notícia Preta Programadores Brasil Portal Cruzaltense Prime News O Debate 24 Horas Hoje em Dia online Jornal Cidade Metropolitana online Head Topics (Brasil) Esfera Ciência Edição Norte ADC News MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Portal Brasil Norte Revista Comunhão online Toda Palavra online Fato Novo The Titi Tudorancea Bulletin Brasil Verde Amarelo

Material foi captado por cientistas brasileiros no interior de São PauloCientistas brasileiros captaram imagens raras do funcionamento de para-raios de prédios em São José dos Campos (SP). O material foi obtido por uma câmera que registra 40 mil imagens por segundo e compilado em um vídeo (veja acima) em velocidade reduzida. O equipamento observou 31 descargas, a cerca de 150 metros. As imagens foram captadas em 30 de março de 2021, quando um raio se aproximava do solo com a velocidade de 370 quilômetros por segundo durante uma tempestade.

Segundo o físico Marcelo Saba, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o objetivo do trabalho é entender o funcionamento dos para-raios, o alcance e como o equipamento responde à descarga. Ele explica o que ocorreu:

— No vídeo, há o encontro de um raio que desce com as descargas que saem de vários para-raios. O raio tem uma descarga muito intensa, e de várias estruturas do solo partem diferentes descargas, tentando conectar com aquela que está descendo. E se não partir do para-raio ou de estruturas que compõem o sistema, o dano pode ser grande. Nesse vídeo, a ponta de uma chaminé acabou emitindo também uma descarga que conectou naquela que estava descendo, o que causou danos à chaminé (veja foto abaixo) — disse em entrevista à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Saba afirma que o fenômeno pode ocorrer com pessoas. O físico utiliza o exemplo de um grupo que está em um campo de futebol:

— O mesmo raio pode não cair em uma pessoa, mas dela pode sair descargas que tentam se conectar naquela que está descendo. Mesmo que o raio não caia em você, podem partir descargas da sua cabeça, do seu ombro, que tentam capturar o raio que está descendo em outro lugar.

Segundo o pesquisador, os para-raios não atraem e nem repelem os raios, e nem “descarregam” as nuvens. Eles "oferecem um caminho mais fácil" e mais seguro para o raio, evitando que ele atinja as estruturas. Por isso, quando instalado de forma incorreta, o para-raio não consegue cumprir seu papel e as estruturas ao seu redor continuam expostas ao perigo de serem atingidas por raios.

O estudo e as fotos foram publicados na Geophysical Research Letters em dezembro de 2022. Leia o material neste link.