Notícia

ID News

Vídeo de universidade espanhola fala sobre importância da ciência básica destacando parceria com CDMF

Publicado em 21 maio 2020

Um vídeo produzido pela equipe de comunicação da Universitat Jaume I (UJI), na Espanha, destaca a importância do investimento nas pesquisas em ciência básica como fomentadoras das áreas de pesquisa aplicada que, ao final da cadeia, promoverão inovação e transferência de tecnologia.

O vídeo destaca, como exemplo, a parceria entre pesquisadores da UJI, liderados pelo professor Juan Andrés, e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), dirigido pelo professor Elson Longo.

A parceria já resultou na produção de nanopartículas com propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais que estão sendo aplicadas em máscaras respiratórias utilizadas no contexto da pandemia de COVID – 19.

A versão legendada pode ser conferida abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=qIIOTaTHy9I&feature=emb_logo

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP