Notícia

Organelas.com - Blog de Bruno C. Vellutini

Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância

Publicado em 03 outubro 2020

O livro “Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância“ é uma referência fantástica para entender o papel estrutural que os mangues exercem em nossos ecossistemas e sociedade.

Além de oferecer alimento e abrigo a inúmeras espécies, os manguezais da baía atuam na filtragem de poluentes e na proteção da linha da costa

Com linguagem acessível e muitas imagens, o livro resume tudo que conhecemos sobre os resquícios de mangue da baía do Araçá em São Sebastião, São Paulo. Uma visão integrada dos aspectos históricos da região, da sua biodiversidade extraordinária e de sua riqueza que sustenta populações locais.

Enterrada nos fundos de areia e lama, ou agarrada às rochas, vive uma imensa variedade de organismos de grande importância à vida marinha e humana

O livro foi organizado pela UNICAMP com suporte do Programa Biota FAPESP em colaboração com diversos institutos e pesquisadores. É bonito e grátis! Ótimo para conhecer um pouco mais sobre tudo que acontece em nossos manguezais.

Amaral ACZ, Turra A, Ciotti AM, Wongtschowski CLDBR and Schaeffer-Novelli Y (2016). Vida na Baía do Araçá: diversidade e importância. Editora Lume. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=73818 (arquivo PDF).

Caso queira explorar mais, visite também o tour da Baía do Araçá no Cifonauta que conta com mais de uma centena de fotos!