Uma pesquisa coordenada pela bióloga Antonia Cecília Zacagnini Amaral, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), identificou 535 espécies marinhas diferentes, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, no Litoral Norte. Dessas, 52 foram descritas pela primeira vez.
As coletas foram realizadas entre janeiro de 2001 e dezembro de 2002 e, segundo a bióloga, outras espécies podem ser descobertas, já que, até o momento, apenas um terço do material foi identificado.
Os resultados, até o momento, indicam que, a cada dez espécies que vivem no fundo do mar, uma é desconhecida "A conclusão do trabalho está prevista para o final de 2004", disse.
PESQUISA - A pesquisa é a única voltada à fauna marinha do programa Biota/Fapesp, mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, cujo objetivo é mapear a biodiversidade de fauna e flora paulista.
Os animais estudados são todos bentos marinhos - animais que vivem junto a algum tipo de substrato (areia ou rocha), na praia ou fundo do mar. São moluscos, crustáceos e vermes, que habitam o assoalho dos oceanos.
Estão participando alunos de pós-graduação e pesquisadores especializados na identificação de espécies, de outras universidades paulistas. A previsão é que sejam investidos entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões no projeto.
Notícia
Vale Paraibano