Notícia

Feed & Food online

VI Clana teve avaliação positiva dos participantes

Publicado em 14 novembro 2014

Evento contou com público especializado de todas as regiões do Brasil e de 13 paísesA Nutrição Animal no Mundo em Transformação — Mudanças Climáticas, Novas Exigências Legais, Bem-estar Animal, Sustentabilidade de Insumos Essenciais como a Água. Esses e outros temas indispensáveis para as atividades de produção de aves, suínos, bovinos e da qualidade de alimentos marcaram a programação do VI Congresso do Colégio Latino-Americano de Nutrição Animal (VI Clana).

O evento, realizado no fim de setembro, atraiu à Estância de São Pedro (SP) 600 participantes entre zootecnistas, veterinários, agrônomos, nutricionistas, biólogos, administradores e químicos vindos de todas as regiões do Brasil e de 13 países (Argentina, Colômbia, Peru, México, EUA, Equador, Venezuela, Guatemala, Panamá, Coréia, Espanha, Itália, Canadá).

“Posso afirmar que o VI Clana atingiu muito êxito, tanto pelo programa científico como pela qualidade de seus palestrantes, atendendo a expectativa dos participantes internacionais”, declara o vice-presidente da Associação Mexicana de Especialistas em Nutrição Animal (Amena), Jorge Perez. Para ele, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA, Campinas/SP) e seus colaboradores estão de parabéns, tanto por realizarem um congresso com temas e palestrantes relevantes internacionalmente quanto também pela estrutura, organização e administração do VI Clana.

“Foram dois anos de preparação árdua, com colaboração das empresas e profissionais sócios, conveniados, dos pesquisadores, e com a co-promoção da Embrapa, com o apoio recebido da Fapesp e dos professores de diversas Universidades brasileiras. Além disso, como a nutrição animal é muito dependente do meio ambiente, foi de grande acerto adotar a sustentabilidade como tema geral do evento”, explica o presidente do CBNA e professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Campinas/SP), João Domingos Biagi. “Já estamos em discussão com a Amena para levar o evento para outros países da América Latina, tendo em vista que hoje ele se alterna entre Brasil e México”.

Em sua sexta edição em 2014, o Clana recebeu avaliação geral positiva para 15 quesitos avaliados (seleção de temas, nível técnico, organização, trabalhos científicos etc.). O desempenho das palestras e dos palestrantes também foi considerado ótimo ou bom pela maioria dos participantes.Para conferir mais detalhes sobre a programação, assista a série de videos gravada durante o VI Clana aqui.A próxima edição do evento, o VII Clana, ocorrerá daqui há 2 anos, em 2016, no México.Fonte: AI, adaptado pela equipe feed&food.