Notícia

Prefeitura Municipal de Bebedouro

Vetores e Zoonoses visita UNESP de Botucatu

Publicado em 22 fevereiro 2019

A equipe da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, que tem a parceria com a UNESP de Botucatu, visitaram a universidade, na quarta-feira (20/02).

A coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, avalia de forma extremamente positiva essa parceria que vem conseguindo resultados consideráveis. “É uma grande honra ter a oportunidade de desenvolver os trabalhos de prevenção e extermínio do mosquito Aedes Aegypti ao lado de uma parceria desse nível. “Bebedouro é a única cidade da região a contar com esse apoio”, comenta a coordenadora.

A parceria iniciada em 2018, tem como objetivo obter informações a respeito das arboviroses (doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti), compartilhando conhecimento com os agentes de campo para obterem resultados positivos através de cursos de capacitação, aprendendo técnicas de controle dos mosquitos entre outros métodos.

As ações concretizadas até o momento foram a implantação de “Ovitrampas” (vaso plástico de cor escura, com infusão à base de capim colonião, eficiente para atrair mosquitos fêmea), e captura do Aedes Aegypti, para a realização de estudos de sua genética.

O programa de controle as arboviroses desenvolvido pela UNESP, começou a ser estabelecido no ano de 2010 nos Estados Unidos, sendo desenvolvido no Brasil em 2011. Já em 2013, o projeto foi aprovado na FAPESP no valor de mais de R$ 1 milhão, para que fosse implantado em Botucatu.

Informações: (17) 3343-7799.