Primeira fase do vestibular de meio de ano da Unesp foi realizada na tarde de anteontem em 10 municípios do Estado de São Paulo.Apesar de um crescimento de 37% no número de inscritos, em relação a 2010, a prova teve 8% de abstenção. Dos 12.375 candidatos, 11.387compareceram. A segunda fase está prevista para 3 e 4 de julho.
Neste ano, a Unesp atingiu o total de 24,3candidatos por vaga, maior relação da história de seu vestibular.A cidade com mais inscritos foi São Paulo, com 2.975, e a que mais teve mais ausentes no exame foi Ourinhos, com índice de 18,8%. A prova foi realizada nas cidades de Bauru, Campinas, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto,São Paulo e Sorocaba.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem),nas edições 2009 ou 2010,poderá ser utilizada para compor a nota final dos candidatos,cuja divulgação está prevista para 20 de julho.
A prova da Unesp foi considerada de complexidade de baixa a média, não por conta da facilidade do conteúdo, mas porque as questões estavam muito bem colocadas. De forma geral, esta edição foi considerada mais fácil que o exame do ano passado pelos professores.
Apenas em biologia a prova exigiu um pouco mais, com um artigo da Fapesp, uma questão com alusão ao filme" Eu sou a Lenda"e enunciados extensos.