Notícia

Invest News online

VeriSign promove o domínio .com no Brasil

Publicado em 23 agosto 2005

Por Vicente Vilardaga

A VeriSign escolheu a América Latina e alguns países da Ásia para colocar em prática seus planos de expansão na área de domínios de internet. A empresa têm direitos de distribuição e operação dos domínios .com e .net, garantidos por contratos com o Icann, órgão que regulamenta a internet mundialmente. E trata de incentivar o uso do .com entre empresas de países que buscam avançar na economia global. Existem hoje 44,2 milhões de domínios genéricos .com e .net registrados no mundo. O Brasil fica com cerca de 0,2% desta base, equivalente a 85 mil domínios.

"O .com pode crescer muito no Brasil. Queremos mostrar que registrar um domínio genérico é vantajoso, pois traz uma melhor percepção global para a empresa", afirma Erica Saito, gerente da divisão de domínio de internet da VeriSign. Os domínios são os nomes atrelados aos endereços IP que permitem a imediata localização de sites na rede virtual. Normalmente, as empresas no Brasil registram o domínio .com.br, atribuído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A VeriSign lançou uma campanha de marketing no País, no mês passado, com o objetivo de incentivar as empresas a registrarem também o código genérico .com para falar mais facilmente com o mercado internacional. Paralelamente, a empresa trata de escolher distribuidores locais autorizados para vender seus registros. A Nomer.com é o primeiro destes distribuidores. Um domínio custa cerca de R$ 30 por ano. Há, atualmente, 82,9 milhões de domínios registrados em todo o mundo, com as mais variadas extensões.

A VeriSign tem sede nos Estados Unidos e fatura US$ 1,2 bilhão por ano, aproximadamente. Além de atuar na área de internet, a empresa tem negócios com soluções de certificação digital e telecomunicações. Na área de certificação digital, a VeriSign já atua no Brasil através de uma sociedade com a CertiSign. Sua maior divisão é a de telecomunicações, que garante cerca de 60% do faturamento.

Para ampliar suas vendas de domínios no Brasil, a VeriSign está investindo US$ 1 milhão em pesquisa, marketing e na instalação de um servidor de resolução do tráfego para verificação dos domínios .com e .net. A empresa conta com 13 servidores deste tipo em funcionamento espalhados pelo mundo. Outros 14, incluindo o que operará no Brasil e um outro na China, estão sendo instalados. "Nosso investimento no Brasil sinaliza um compromisso de longo prazo", afirma Érica Saito.