Notícia

Candeias Mix

Veneno da cascavel pode combater o câncer (118 notícias)

Publicado em 20 de março de 2024

Conexão Tocantins Sobral 24 Horas Digitado Blog do Takamoto Nota Diária Um Só Planeta Sudoeste MS Portal É Notícias Jornal Floripa Antena 1 Três Passos News Portal Terra Digital Portal de Notícias Rondonotícias Tribuna do Sertão Olhar Digital Portal Saúde no Ar 2A+ Farma CONFAA - Confraria dos Filhos e Amigos de Arapiraca Cariri como eu vejo NewsLab online Portal do Generoso Portal Ferraz e o Povo Blogarama Amazônia Agora Portal Maranhão W Portal Nativa FM 101.9 Porto Seguro Portal Nine G1 Noticiário Expressão Rondônia Abrale Ipará City (BA) Gizmodo Brasil TVC Interior Koka Blog da Cris Jornal do Brás online Gazeta da Semana Folha do ABC online Cidades na Net Notícias Botucatu Sala da Notícia Jornal de Itatiba online Boqnews A Voz das Cidades ABC do ABC Cidade Verde Giro S/A Online Gazeta Info online (Limeira,SP) Info Curioso Batmão O Democrata online Alto Tietê Agora Interior Paulista Folha de Dourados online Agência 24h Olhar Digital Science (Suécia) Digitado Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Jornal Floripa MRZ Notícias FA Notícias Na Hora da Notícia Interior da Bahia Farol da Bahia Michel Teixeira Folha do ES online LabNetwork RD Foco Notícias Mirante da Bocaina Gira Notícias Jornal Integração Jornal Metrópolis - Baixada e Litoral SP Agora mnegreiros.com Associação Comercial de Santos Revista Oeste online Correio de Sergipe online Jornal Floripa AC24Horas Market Insider Economia em Pauta A Voz do Campo Clikar Revista Asas

Imunoterapia com toxina de cascavel Uma recente descoberta científica sugere que uma toxina presente no veneno da cascavel pode ser uma arma

promissora no combate a uma doença que afeta a humanidade de forma mais impactante do que as próprias picadas de cobra: o câncer. A pesquisa, conduzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), revelou que a toxina pode ser utilizada para induzir células de defesa do organismo a atacar tumores com maior eficácia.

Experimentos realizados em ratos com câncer demonstraram a capacidade de uma toxina presente no veneno da cascavel em eliminar tumores. Isso porque ela aumenta a presença de células do sistema imunológico, conhecidas como macrófagos, que têm a capacidade de inibir o crescimento tumoral no organismo dos ratos. Os resultados dos testes revelaram que o tratamento com uma dosagem pequena foi eficaz na manutenção dessas células, aumentando em até 60% a sua presença.

Por outro lado, dosagens maiores não apenas mantiveram esse aumento, mas também reduziram a presença de outro tipo de macrófagos que promovem o crescimento tumoral. Em resumo, o tratamento pode levar ao desenvolvimento de imunoterapias mais eficazes no combate ao câncer.

Efeitos da toxina em diferentes dosagens

Os experimentos foram realizados ao longo de 13 dias, nos quais ratos com tumores abdominais foram divididos em três grupos, recebendo cada um: solução salina, uma pequena dose de toxina (0,9 microgramas) e uma dose maior (5 microgramas). A menor dose da toxina resultou em um aumento nos macrófagos “antitumorais”, enquanto a dose maior manteve esse crescimento e diminuiu a presença dos macrófagos “protumorais”.

Continua depois da Promoção

Além disso, após seis dias, o volume do tumor reduziu significativamente nos camundongos tratados com a toxina, especialmente naqueles que receberam a menor dose, com uma redução de 27%. Essa quantidade de toxina também aumentou em 35% a produção de óxido nítrico pelos macrófagos, substância responsável pela destruição das células tumorais.

“Isso demonstra que a menor dose é suficiente para modular os macrófagos e reduzir o tumor”, declarou Sandra Coccuzzo, coordenadora do estudo, à Agência FAPESP. “Portanto, há a necessidade de pesquisar novas combinações e reduzir possíveis efeitos tóxicos da molécula para o organismo”.

Os detalhes do estudo foram publicados na revista Toxins. A pesquisa abre novas perspectivas no tratamento do câncer, utilizando a toxina da cascavel como uma ferramenta eficaz para estimular o sistema imunológico a combater os tumores de forma mais assertiva e com menos efeitos colaterais.