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Monitor Mercantil

Vendas de E-Jets aumentaram 28%

Publicado em 12 janeiro 2012

A Embraer entregou 32 jatos comerciais e 50 executivos durante o quarto trimestre de 2011, encerrando o ano com 105 entregues para o mercado de aviação comercial e 99 para o de aviação executiva. As entregas ficaram abaixo do previsto pela fabricante, que estimava cerca de 220 aviões comerciais e executivos.

Para que a meta de entregas da companhia fosse atingida, a empresa teria que entregar cerca de 100 unidades apenas no quarto trimestre, mas nos três últimos meses do ano a companhia entregou 82 aviões. Em dezembro, o presidente-executivo da Embraer afirmou que a empresa deveria cumprir a meta para 2011 de receita de US$ 5,6 bilhões a US $ 5,7 bilhões, alta ao redor de 5% sobre 2010.

Com relação às entregas futuras, um dos destaques em 2011 foi a venda de 124 jatos comerciais da família de E-Jets, que representa um aumento de 28% em relação ao resultado de 2010.

Mas, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) fechou o ano em US$ 15,4 bilhões, US $ 200milhões inferior à vista no encerramento do ano anterior. O backlog financeiro inclui os negócios na aviação comercial, executiva e no segmento de defesa.

A crise financeira e a recessão global de 2008 e 2009 tiveram sérios efeitos sobre a indústria aérea, motivando cancelamentos de pedidos para as principais fabricantes e postergação do recebimento de aviões por companhias aéreas. Diante disso, o backlog da Embraer caiu nos fechamentos de 2008 a 2010, com os novos pedidos em número inferior às entregas de aviões a clientes.

Vendas

Nos três últimos meses do ano passado, a companhia fechou a venda de 45 E-Jets, dos quais 33 E190 e 12 E195. A Hebei Airlines tornou-se a mais nova operadora dos E-Jets, com o recebimento de dois El90, em dezembro.

No segmento de aviação executiva, a Embraer anunciou a venda de 13 j atos executivos Legacy 650, da categoria large, para a Minsheng Financial Leasing, da China, e a nomeação do renomado artista e filantropo Jackie Chan para ser embaixador da marca.

A empresa deu destaque para a inauguração do novo centro global de atendimento a clientes e para a entrega do primeiro Phenom 100, da categoria entry levei, produzido nos Estado Unidos. O avião foi recebido em dezembro pela Executive Air-Share na fábrica de Melbour-ne, no Estado da Flórida.

Defesa e pesquisa

A Embraer Defesa e Segurança reforçou a parceria com a indústria brasileira para o programa do jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390, anunciando a seleção da AEL Sistemas, de Porto Alegre - RS, para fornecer mais três sistemas para a aeronave. O programa de desenvolvimento do jato de alerta aéreo antecipado e controle EMB 145 AEW&C para o governo da índia, que encomendou três plataformas, também avançou, com o primeiro vôo da aeronave.

No final de 2011, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou a seleção do Super Tucano para o programa LAS (Apoio Aéreo Leve). Fornecida por meio de uma parceria com a Sierra Nevada Corporation, a aeronave será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo. A assinatura de contrato de US$ 355 milhões para o fornecimento de 20 aeronaves, incluindo apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos, foi temporariamente suspensa no início de 2012 pelo governo dos EUA devido à contestação do resultado da licitação por parte da concorrente não selecionada.

Na esfera institucional, a Embraer anunciou, em parceria com a Boeing e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) planos para um programa de desenvolvimento de longo prazo de um biocombustível para aviação, que poderá resultar na criação do primeiro centro de pesquisas de biocombustíveis no Brasil. Com o objetivo de expandir sua atuação para outras atividades e regiões, a Embraer também assinou protocolos de intenções com a Telebrás (visando criar uma sociedade para o desenvolvimento de satélites para atender às necessidades do governo brasileiro) e com o Governo do Estado de Minas Gerais (para estabelecer um escritório de engenharia e desenvolvimento próximo a Belo Horizonte).