Cientistas escoceses descobriram uma forma revolucionária de criar vacinas e remédios a partir de plantas que poderá tornar obsoletos os outros métodos de produção. "É barato e seguro," diz Mike Wilson, do Instituto Escocês de Pesquisas sobre Plantações, em Dundee.
A nova técnica, ainda em desenvolvimento, consiste na produção de determina das plantas que podem incorporar vacinas contra doenças. Ingeridas, essas plantas conferem imunidade para pessoas e animais contra diversas moléstias.
"Pode até parecer fantástico dizer que poderemos nos vacinar contra uma doença consumindo uma banana diretamente do pé, mas esse avanço torna isso perfeitamente viável." informa Wilson. "Nós achamos que também será possível produzir uma vacina para combater a AIDS."
Wilson conta que a descoberta aconteceu durante uma pesquisa feita sobre a febre aftosa. A reprodução dos vírus em plantas levou ao desenvolvimento de proteínas essenciais dez vezes maiores do que o normaL
A produção de medicamentos de plantas é possível há anos, mas os sistemas convencionais trabalham com técnicas de fermentação lentas e caras.
A indústria farmacêutica, que investe anualmente US$ 5 bilhões, está especialmente interessada na descoberta. Uma empresa inglesa, a Áxis Genetics, associou-se ao instituto escocês para desenvolver em conjunto novas pesquisas.
"Se conseguirmos ganhar pelo menos 10% do mercado farmacêutico, ficaremos muito felizes," conta Ian Cubitt da Axis.
Notícia
Gazeta Mercantil