Um grupo de cientistas britânicos conseguiu obter um leite mais saudável, que produz uma manteiga que pode ser passada no pão logo após ser retirada da geladeira, modificando apenas a dieta das vacas. Com gosto similar às das tradicionais, a "manteiga que se espalha naturalmente", como está sendo chamada, já pode ser encontrada nos supermercados da rede britânica Marks & Spencer.
Os animais estudados foram submetidos a uma dieta rica em canola, que apresenta elevada concentração de gordura insaturada. As vacas acabaram produzindo leite com baixos níveis de gorduras saturadas, responsáveis pela obesidade e problemas cardíacos, segundo a Agência Fapesp. As gorduras insaturadas da canola passaram direto pelo sistema digestivo dos animais e se acumularam no leite. Uma das gorduras, o ácido oléico, foi a responsável pela produção da manteiga que pode ser espalhada mesmo enquanto gelada.
Vacas que ingeriram um quilo de canola por dia produziram leite com quantidade de ácido oléico 35% acima do normal. Modificar a composição do leite por meio da dieta das vacas é uma prática comum, mas essa foi a primeira vez em que os resultados chegaram ao consumidor. O estudo foi publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture.
Notícia
Jornal de Brasília