Notícia

Jornal Correio

Veja quais instituições têm mais cursos de pós com nota máxima

Publicado em 15 setembro 2010

A região Sudeste reúne 83% dos cursos de pós-graduação que têm desempenho equivalente aos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa, de acordo com a avaliação trienal de cursos de pós-graduação no Brasil. Os dados foram divulgados pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a terça-feira (14).

As três instituições com mais cursos que atingiram a nota máxima na avaliação foram Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Todos os cursos avaliados são classificados com notas de 1 a 7, e apenas os que atingem 6 ou 7 são considerados de alto padrão internacional. Entre as instituições que têm cursos com nota máxima, a USP lidera o ranking com folga, com 33 programas (que incluem cursos de mestrado e doutorado) classificados com nota 7. Atrás dela seguem a UFRJ e a Unicamp, empatadas com 14 programas cada.

O G1 conversou com o pró-reitor de pós-graduação da Unicamp, Euclides de Mesquita Neto, que falou sobre o desempenho da universidade e de outras instituições de ensino no Sudeste. "A Unicamp tem tido ao longo dos anos um desempenho bastante elevado. Mais de 40% dos cursos estão com nota 6 e 7", comemorou o pró-reitor.

Segundo ele, o bom desempenho da região está ligado à condição econômica dos estados do Sudeste, superior à de demais regiões. "Em São Paulo, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) foi muito importante para amortecer os altos e baixos da economia do país", conta.

"Acredito que o apoio da Capes, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fapesp, articulado à política da Unicamp de valorizar a qualidade e investir em pesquisa resultaram nos resultados que tivemos", afirma.

O pró-reitor também comentou sobre a clara diferença entre as regiões brasileiras na produção de conhecimento científico. Segundo dados da Capes, o Sudeste sozinho concentra 53% dos cursos de pós-graduação do país. "Estou participando do Plano Nacional de Pós-Graduação, e um dos assuntos mais debatidos é justamente discrepância dos cursos de pós entre as regiões. Acredito que é importante investir em grandes centros de pesquisa no Norte e Nordeste para que se ganhe em eficiência", afirma.

Segundo Euclides de Mesquita, esses grandes centros também favoreceriam a permanência dos futuros doutores em suas respectivas regiões. "Quando um pesquisador vai buscar formação em outra região, é comum que ele acabe ficando por lá, o que não ajuda o desenvolvimento do seu próprio estado", completa.

Veja abaixo a lista com as instituições e os respectivos programas de pós-graduação que atingiram nota máxima na avaliação do Capes:

Instituição /Estado /Nº de programas com nota máxima /Cursos com nota máxima (mestrados e doutorados)

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/ RJ /1/ Física

FGV - Fundação Getúlio Vargas /RJ / 1 /Economia

IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Aplicada /RJ /1 /Matemática

INPE - Instituto Nacional de PesquisasEspaciais /SP /1 /Sensoriamento Remoto

PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ RJ /3 /Educação; Engenharia Mecânica;

Informática

UCAM - Universidade Cândido Mendes /RJ /2 /Ciência Política; Sociologia

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro /RJ /1 /Educação

UFBA - Universidade Federal da Bahia/ BA /1 /Saúde Coletiva

UFF - Universidade Federal Fluminense /RJ /1 /História

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais /MG /9 /Bioquímica e Imunologia; Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia); Ciências da Computação; Demografia; Educação; Engenharia Metalúrgica de Minas; Estudos Literários; Física; Infectologia e Medicina Tropical

UFPEL - Universidade Federal de Pelotas /RS /1 /Epidemiologia

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul /RS /10 /Ciências Biológicas (Bioquímica); Ciências Médicas (Psiquiatria); Engenharia Civil; Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais; Física; Genética e Biologia Molecular; Geociências; Música; Psicologia; Química

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro /RJ /14 /Antropologia Social; Ciências Biológicas (Biofísica); Ciências Biológicas (Fisiologia); Clínica Médica; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Sistemas da Computação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Geografia; Química; Química Biológica; Sociologia e Antropologia

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina /SC /3 /Engenharia Mecânica; Farmacologia; Química

UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos /SP /2 /Ciência e Engenharia dos Materiais; Engenharia Química /

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /SP /2 /Zootecnia; Geografia

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas /SP /14 /Ciência de Alimentos; Ecologia; Engenharia de Alimentos; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física; Fisiopatologia Médica; Genética e Biologia Molecular; História; Linguística; Matemática; Química; Odontologia

Unifesp - Universidade Federal de São Paulo SP 6 Ciências Biológicas (Biologia Molecular); Infectologia; Medicina (Nefrologia); Medicina (Oftalmologia); Microbiologia e Imunologia; Psicobiologia

USP - Universidade de São Paulo /SP /33 /Administração; Ciência Política; Ciências Biológicas (Bioquímica); Ciências dos Alimentos; Ciências Médicas; Economia; Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses; Estatística; Farmácia (Análises Clínicas); Física; Geografia (Geografia Humana); História Social; Imunologia; Linguística; Literatura Brasileira; Meteorologia; Nefrologia; Psicologia (Psicologia Experimental); Química; Sociologia; Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas); Agronomia (Solo e Nutrição de Plantas); Ciência Animal e Pastagens; Ciências Biológicas (Farmacologia); Fisiologia; Imunologia Básica e Aplicada; Medicina (Neurologia); Psicobiologia; Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas); Engenharia Hidráulica e Saneamento; Física; Físico-Química; Química (Química Analítica).