O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, e pesquisadores de São Carlos (SP) estão entre as 250 pessoas que irão compor as equipes técnicas do governo de transição.
A lista dos confirmados foi divulgada na quarta-feira (16), pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Ao todo serão 30 grupos.
Um dos nomes já era conhecido, o do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), que foi coordenador da campanha de Lula. Ele integra a equipe de esporte.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi coordenador de campanha de Lula à presidência em 2022 — Foto: Reprodução Facebook
Também fazem parte da lista os pesquisadores de São Carlos:
Jacqueline Sinhoretto
Jacqueline Sinhoretto é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e foi convidada para integrar o grupo de Justiça e Segurança Pública . Formada em Ciências Sociais e mestre e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, lidera o Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar.
Tem experiência em Sociologia da Administração da Justiça e Sociologia da Violência, atuando principalmente nos temas de administração institucional de conflitos, acesso à justiça, violência, segurança pública, sistema de justiça, prisões, controle estatal do crime.
É pesquisadora do INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos e faz parte do Projeto Reconexão Periferia – grupo de Especialistas sobre Violência.
Silvio Crestana
Silvio Crestana integra o grupo de Agricultura, Pecuária e Abastecimento . Ele nasceu em Analândia e é um dos fundadores e ex-diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação - Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de São Carlos.
É professor convidado e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, desde 1991. É membro do Conselho Superior do Agronegócio, pertencente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP/Instituto Roberto Simonsen, da LIDE-RP (Liderança Empresarial) como Presidente de Inovação.
Glaucius Oliva
Glaucius Oliva foi convidado para o grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação . É é professor titular do Instituto de Física de São Carlos e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP). É ex-presidente (2011-2015) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Coordena o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/CEPID) da FAPESP. Lidera uma equipe de pesquisas com uma composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.