Jornal do Brasil online

Veículo espacial europeu homenageia o astrônomo Johannes Kepler

Publicado em 20 fevereiro 2009

PARIS - Depois da missão nomeada Júlio Verne, o segundo veículo de transferência automatizada da Agência Espacial Europeia (ESA) receberá o nome do astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler, responsável pelo descobrimento das leis de movimento planetário. Este ano será comemorado o 400º aniversário da publicação de uma das mais influentes obras de Kepler (1571-1630), a Astronomia Nova.

Segundo a ESA, o veículo deverá ser lançado em meados de 2010, para levar experimentos, equipamentos e peças de reposição, além de alimentos, água e ar para a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS).

- Estamos orgulhosos de que o segundo ATV europeu levará o nome de Kepler, que reflete como o papel da Europa na exploração humana do espaço tem suas raízes em uma longa tradição de progressos científicos e tecnológicos. A próxima missão do ATV será uma confirmação do compromisso e do interesse da Europa no futuro da Estação Espacial Internacional - disse Simonetta Di Pippo, diretora de voos espaciais tripulados da ESA.

Em 2008, a bem-sucedida missão do Júlio Verne demonstrou a importância do veículo de transferência automatizada para a logística e operação da ISS. Em seu primeiro vôo, o ATV europeu levou seis toneladas de carga e removeu 2,5 toneladas de lixo.

As informações são da Agência Fapesp