Notícia

Tudo Gostoso

Veganismo é saudável? Novo estudo da USP mostra a verdade sobre as dietas veganas e o consumo de ultraprocessados! (21 notícias)

Publicado em 29 de julho de 2024

Cada vez mais, o veganismo tem sido pauta de novos estudos que buscam analisar cada aspecto desse hábito que vai além da alimentação. Porém, uma pesquisa recente realizada pela USP e divulgada na agência de notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo com o título “Veganos consomem teor adequado de proteínas e aminoácidos essenciais, mas dependem de ultraprocessados” não agradou a Sociedade Vegetariana Brasileira, já que, segundo eles, o título não estava de acordo com o próprio estudo que estava sendo divulgado. Sendo assim, a dieta vegana é saudável ou não? O consumo de ultraprocessados é maior entre os praticantes desse hábito? O TudoGostoso te explica tudo!

Novo estudo sobre veganismo causa controvérsias; entenda

O novo estudo divulgado pela USP apontou que os veganos conseguem obter as necessidades diárias de proteínas e aminoácidos mesmo sem o consumo de carne animal, realizando essa absorção de nutrientes através da proteína texturizada de soja e de suplementos alimentares. Contudo, o título utilizado pela FAPESP foi considerado problemático pela Sociedade Vegetariana Brasileira, que emitiu uma nota de esclarecimento discordando da forma como o estudo foi abordado no título. Ela alega que o título induz o leitor a acreditar que os veganos só se alimentar de hambúrgueres, nuggets e outros ultraprocessados sem ingrediente de origem animal, o que fica claro no próprio estudo que não é verdade.

O que o estudo aponta é que um pouco mais complexo do que isso. Segundo ele, os adeptos do veganismo que não consomem proteína textura de soja e suplementos alimentares estão mais propensos a ter uma ingestão de proteínas inadequadas, fazendo com que, potencialmente, eles dependam de nutrientes oriundos de alimentos ultraprocessados.

Enquanto a PTS e os suplementos podem ser classificados como ultraprocessados, eles não são similares àqueles que podem ser nocivos para a saúde, com alto teor de sódio, açúcar, gordura, conservantes e outros aditivos.

Veganos consomem mais ultraprocessados?

Os veganos não consomem mais ultraprocessados, como ficou claro no estudo divulgado pela USP. Na verdade, os números apontam que os veganos consomem cerca de 50% menos ultraprocessados do que os onívoros. No entanto, o leitor que tiver lido apenas o título da matéria da FAPESP poderá ser induzido ao contrário, segundo a SVB. Isso pode causar a disseminação de informações incorretas, já que eles estarão acreditando que veganos consumam mais ultraprocessados e, portanto, que não é um hábito saudável.

A dieta vegana é saudável?

Segundo o estudo, sim! Ele deixa bem claro que os veganos são muito exigentes na hora de decidir o que irão comer, o que resulta em escolhas mais saudáveis e nutritivas, com baixo consumo de alimentos ultraprocessados.

Eles consomem mais alimentos in natura, por exemplo, que são minimamente processados. Já o consumo de ultraprocessados na alimentação dos veganos fica na casa dos 13,2%, enquanto o número aumenta significativamente na dieta dos comedores de carne, que fica em 23,7%.

De forma geral, tanto a Sociedade Vegetariana Brasileira quanto a pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo provam o mesmo ponto: geralmente, os adeptos do veganismo possuem uma alimentação mais saudável, não só pela falta de carne no cardápio, mas pelos alimentos que escolhem consumir e a importância que dão para uma alimentação mais saudável, nutritiva e sustentável.

Receitas veganas caseiras e cheias de sabor

Como ficou bem claro nos estudos, não é necessário o consumo exagerado de ultraprocessados para seguir uma dieta vegana. Mas agora chegou a hora do TudoGostoso provar que é possível preparar pratos sem nenhum ingrediente de origem animal e que também são deliciosos!

Moqueca vegana

A adaptação do prato tradicional brasileiro é tão gostosa que ela já ganhou até fãs que comem carne. Então vem logo aprender a receita da moqueca vegana!

Outra adaptação de um prato que muitos brasileiros amam, feito com grão-de-bico, uma excelente fonte de proteína e outros nutrientes. Uma refeição cheia de sabor. Veja a receita do estrogonofe de grão-de-bico e palmito.