Notícia

São Carlos Agora

Vazamento de dados é tema de live com especialista nesta quinta-feira

Publicado em 03 fevereiro 2021

Evento promovido pelo MBA em Segurança de Dados da USP abordará as recentes exposições de dados pessoais no Brasil

Na última semana, um vazamento massivo de dados no Brasil foi responsável pela exposição de informações de mais de 223 milhões de brasileiros – número maior até que a própria população do país, já que também contém dados de pessoas falecidas.

Nesse contexto, vem à tona a discussão sobre a segurança de dados digitais. Como se proteger? O que esse tipo de vazamento pode causar para as pessoas? Como as empresas responsáveis serão investigadas?

Todas essas dúvidas serão abordadas na palestra “Impacto do vazamento de dados para empresas e a sociedade”, organizada pelo professor Rodolfo Meneguette, coordenador do MBA em Segurança de Dados do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

O evento será realizado na próxima quinta-feira (4) às 19h e terá como convidado o pesquisador Pedro Henrique Gomes, que possui larga experiência com sistemas de comunicações móveis e desenvolvimento de sistemas baseados em Internet das Coisas e marketplace de dados. Atualmente, trabalha com padronização de sistemas de gestão e otimização de redes 5G e pesquisa arquiteturas baseadas em dados para a futura geração de redes móveis (6G).

A palestra discutirá os impactos dos vazamentos nas empresas, principalmente em relação às normas de segurança e às atualizações na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e também para os usuários que são vítimas dessa exposição. Além disso, apresentará aspectos históricos sobre privacidade de usuários, como a LGPD afeta o tratamento de dados das empresas e qual será o impacto futuro das novas leis no uso de novas tecnologias.

O webinar será aberto a qualquer interessado e também responderá a perguntas do público. Para acompanhar e interagir com a apresentação, basta acessar este link no horário previsto para o evento: zoom.us/j/96307533229.

SOBRE O MBA EM SEGURANÇA DE DADOS

O MBA em Gestão de Segurança de Dados, promovido pelo ICMC com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), é o primeiro curso à distância da área oferecido por uma universidade pública, e conta com a chancela da USP para proporcionar uma formação de qualidade com o melhor aporte docente disponível na área de segurança de dados.

Durante os 12 meses do curso, os alunos têm uma oportunidade única e muito interessante: desenvolver soluções para problemas reais de suas empresas, com apoio de mentores e especialistas. Assim, além da capacitação teórica e prática na área de segurança de dados, o trabalho pode trazer grandes benefícios à empresa em que os alunos atuam e, consequentemente, a suas carreiras.

As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro no site do curso: cemeai.icmc.usp.br/MBASD.

SOBRE O CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
USP São Carlos