O "I Encontro de Pós-Graduação" da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP - atraiu tantos pós-graduandos, pós-graduados e orientadores de várias Universidades brasileiras que, mais de 20 dias antes da abertura do evento já foram preenchidas 172, das 190 vagas existentes.
A informação é do professor Osmar Avanzi, presidente da Pós-Graduação da FCMSCSP, que organizou o "Encontro", com o objetivo de integrar o meio acadêmico das várias Universidades, tendo em vista incentivar a pesquisa brasileira a qual, nos anos recentes, já registrou um crescimento significativo.
Justamente para incentivar a pesquisa, o professor Avanzi fez questão de convidar, para falarem na Santa Casa, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ênio Candotti, que vai discorrer sobre o "conhecimento de domínio público e produção de genéricos" e o ex-presidente da Academia Brasileira de Ciência, professor Eduardo Moacyr Krieger, cujo tema serão as "Perspectivas da Ciência e da Tecnologia no Brasil".
Estará presente igualmente, o presidente do CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, Jorge de Almeida Guimarães, membros do Departamento de Supervisão da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, além dos professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, professores da Universidade de São Paulo, da Unifesp (antiga Escola Paulista de Medicina), da Universidade Federal de São José do Rio Preto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Paraná.
O "Encontro" começará às 7 horas do dia 22 e, após a abertura por parte do diretor da FCMSCSP, Ernani Rolim, e do presidente da Pós-Graduação, começarão as sessões temáticas, "Interação Hospital e Pós-Graduação", "A visão do Administrador", "A visão da FCMSCSP", "A visão do Pesquisador" e, ainda na parte da manhã, as conferências sobre interação de áreas médicas e não médicas na pós-graduação, sobre perspectivas da ciência e tecnologia no Brasil, sobre o presente e o futuro da pós-graduação e sobre as possibilidades de aperfeiçoamento da pós-graduação tanto na área clínica, como na básica. Serão temas debatidos igualmente a interação das áreas e a iniciação científica e a pós-graduação.
Já no sábado, dia 23, dedicado à pós-graduação Lato Sensu, será discutida a especialização na pesquisa clínica, na Saúde Pública, a residência médica, a residência médica e a pós-graduação, genéricos e, no tema "Fomentos", os sub-temas "CNPQ e pós-graduação", "Fapesp e pós-graduação" e finalmente "Participação das instituições privadas e após-graduação".
As inscrições para o "Encontro" ainda podem ser feitas pelo site www.fcmscsp.edu.br/posgraduacao/encontro, e são gratuitas.
Fonte: FCMSCSP