Notícia

TV Pampa

Variante do vírus da raiva é encontrada em morcegos no Brasil (60 notícias)

Publicado em 25 de setembro de 2023

Variantes do vírus da raiva foram encontradas em morcegos no Ceará por pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). De acordo com informações da Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), o vírus é semelhante à presente em saguis-de-tufo-branco (Callithrix jacchus).

O resultado da pesquisa acende um alerta para a circulação do vírus, que é mortal para humanos. Os saguis geralmente são encontrados em áreas selvagens e urbanas no Brasil, chegando a serem capturados e mantidos como animais de estimação. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Medical Virology.

Na pesquisa, foram analisadas 144 amostras de tecidos retirados dos cérebros de morcegos pertencentes a 15 espécies. O RNA foi extraído das amostras para análise dos vírus encontrados. Depois, as sequências genéticas da raiva foram comparadas com outras depositadas em bancos de dados públicos, informa a FAPESP.

O resultado mostrou que o primeiro conjunto de sequências era compatível com variantes encontradas em duas espécies de morcego do Sudeste em 2010, enquanto outro grupo tem relação evolutiva parecida com o vírus da raiva detectado em saguis-de-tufo-branco do Nordeste do Brasil.

Os bichos se tornaram a principal fonte de transmissão de raiva humana nas Américas após a intensificação da vacinação dos animais domésticos. Em 1991, o Ceará registrou o primeiro caso de morte por raiva associada a um sagui. Depois, outras 14 mortes foram registradas no estado.