Notícia

Jornal da Franca

Variante delta pode exigir intervalo mais curto entre doses da vacina, diz USP

Publicado em 21 agosto 2021

Utilizando evidências sobre eficácia na 1ª e 2ª dose, modelos sugerem que em regiões de prevalência da delta o intervalo deve ser menor que 12 semanas

Em regiões de prevalência da variante delta do  coronavírus, o intervalo entre doses de vacina de covid-19 precisa ser mais curto do que doze semanas para que se tenha um controle efetivo da pandemia.

É o que sugere modelo matemático desenvolvido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) a partir de dados preliminares da eficácia da vacina para a variante delta.

A ferramenta está descrita em artigo publicado na revista científica PNAS.

A tecnologia, criada pelo grupo ModCovid-19 com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da USP projeta tempo seguro e ideal entre doses para controle da pandemia, a partir de dados de eficácia de vacinas.

Eficácia

Ele mostra que vacinas com menos de 50% de eficácia na primeira dose precisam de um intervalo menor de aplicação do que vacinas com taxas de eficácia maiores.

Alimentada com estudos prévios sobre eficácia dos imunizantes, a tecnologia indica quando é possível adiar as doses e quando se atinge o máximo possível de proteção.

“O próprio algoritmo decide quando é melhor aplicar a segunda dose, levando em conta a primeira, de maneira a controlar o mais rápido possível a pandemia”, explica Paulo José da Silva e Silva, co-autor do estudo.

Por isso, a ferramenta, que está disponível on-line, pode ajudar nas tomadas de decisão durante o processo de imunização da população brasileira e de outros países.

Agora, com o avanço da variante delta em algumas regiões do Brasil e do mundo, as estratégias de vacinação podem ser revistas a partir deste modelo.

“Se você está em um lugar onde ela é a variante prevalente, a eficácia da primeira dose, pelas primeiras estimativas que estão saindo agora, é muito menor do que era com a alfa, então muda a relação da eficácia entre primeira e segunda dose”, observa Paulo.

Ferramenta adaptável

Doutor em Imunologia pela USP e atualmente cientista sênior na empresa de Biotecnologia Anokion, nos EUA, Rafael Larocca elogia o trabalho.

“Um fator interessante e que me chamou a atenção é que, aplicando fórmulas e variáveis matemáticas, eles conseguiram chegar a uma conclusão muito próxima à dos imunologistas”, diz ele.

Outro ponto apontado pelo imunologista é que a ferramenta é adaptável, podendo ser aplicada para diferentes vacinas ou cenários.

“Mudando qualquer variável na fórmula, você obtém uma leitura diferente. Isso é importante especialmente num cenário de pandemia, onde precisamos de todas as ferramentas possíveis para ter celeridade no conhecimento e assim frear o vírus”, conclui.

(Com informações do Jornal da USP e da Assessoria de Comunicação do Cemeai)

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal R7 Veja online Folha de Pernambuco online Portal R7 Jundiaí Online Rádio Continental FM 96.1 Garanhuns Notícias Rádio Uau A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Tangará em Foco Lucas em foco Blog 3 Poderes Clique MS Cabreúva Online Jornal da Ciência online Jornal da Unicamp online CGC Educação BCharts 100 notícias Brasil Amazônia Agora Dia a Dia Nordeste Jornal da USP online LTV Brasil Blog O Correspondente Porto Alegre 24 Horas Radar News BJL Rádio Centro Cajazeiras Blog do Robson Pires TaubatéOn Vitat VNExplorer (Brasil) Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Metropolitana MS MSN (México) Política JP Portal Diário 1 Portal O Norte Relata Bahia Planeta online Sou Catarinense TV Brusque GESP News - Gestão Pública News CREMEPE - Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco Giro Marília Blog do Banana MT Notícias Agora Região Portal Correio Inova PB Blog do Elias Hacker Algomais online Blog Saúde e Dicas Blog Nossa Voz Regional Tudo é Espanto Pharma Innovation O Bom da Notícia O Acre Agora Portal Marcela Rosa Blog Suébster Neri TV Assembleia - Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) Blog do Fred Braga Programa InfoSalud (Argentina) Folha de Sabará online Grava News - Jornal de Alfenas Rede Interativa Xingu 230 Toni Rodrigues Tribuna Paulista Verguia Araraquara24horas Atmosfera online Acontece no RS Agora ES online Amazônia Sem Fronteira Campo Belo em Foco Diário D4 Notícias Novo Cantu Notícias Oeste Ao Vivo Oeste 360 Pelo Mundo DF Piauí Noticias Rádio Novo Horizonte FM 87.9 Portal da Enfermagem ABC do ABC São Carlos em Rede Dom Total Hora Campinas Play Crazy Game Extra News MS Portal Uno Midias São Bento em Foco Sul do Piauí IG Portal Lapada Lapada O Documento online Voz MT Bem Notícias Giro Marília Portal Mato Grosso O Atual MSN GMundo News Quimiweb Lim HC Dimas Santos.com.br