Notícia

Inovação, Tecnologia e Gestão da Produção

Varginha está no Oscar da divulgação científica

Publicado em 10 abril 2018

O FameLab é o maior evento de divulgação científica do mundo, de acordo com o British Council, responsável pela sua organização em mais de 30 países. Ele reúne pesquisadores que enfrentam um dos maiores desafios de sua carreira: despertar o entusiasmo do grande público pela Ciência.

Os participantes têm apenas 3 minutos para encantar a plateia e os jurados explicando um tema científico de forma simples, clara e precisa, sem usar nenhum tipo de recurso eletrônico durante a apresentação.

A iniciativa nasceu em 2005, no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, com o objetivo de aproximar a comunidade científica da sociedade em geral e incentivar novos talentos a compartilhar seu conhecimento. Desde então, mais de 9 mil pesquisadores, dos cinco continentes, já participaram do FameLab.

Em 23 de abril o Prof. Dr. Hélio Lemes, que foi selecionado para o grupo de 30 brasileiros que estarão na semifinal, passa por um treinamento com a Dra. Emily Grossman em um workshop chamado Master Class, realizado no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, preparando-se para a etapa final, que seleciona dez apresentações através dos seguintes critérios: conteúdo, clareza e carisma.

A grande final é no dia 27 de abril, quando os dez finalistas se apresentarão ao vivo para um comitê avaliador, composto por cientistas, jornalistas, escritores e personalidades públicas e o grande vencedor representará o Brasil no FameLab Internacional, em junho, na Inglaterra.

Com a realização do British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, MCTIC/CNPq, a Confap/FAPs participantes, a Fapesp e o Museu do Amanhã, esta é a terceira edição do FameLab no Brasil.

O Prof. Dr. Hélio Lemes enviou um vídeo onde fala sobre Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Dois conceitos que tornam-se cada vez mais presentes em nossas vidas, mesmo tendo sido criados há quase 70 anos.

Haverá também uma votação para o candidato favorito do público. Vamos acompanhar e torcer.

Veja o vídeo enviado pelo professor para o concurso FameLab Brasil e foi selecionado entre os 30 semifinalistas:

https://youtu.be/p6u3BOVGTTE

Visite o site do Famelab para obter informações completas sobre o regulamento e as edições anteriores do FameLab.

Faça sua inscrição gratuita para assistir a grande final, no dia 27 de abril no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.