Notícia

Jornal da Unesp

Varela é homenageado em conferência nos EUA

Publicado em 01 março 2013

Por José Angelo Santilli

Em janeiro, José Arana Varela acrescentou mais uma premiação ao seu extenso currículo. No dia 28, o pesquisador recebeu da Sociedade Norte-americana de Cerâmica (The American Ceramic Society) a honraria Global Star Award 2013. A distinção foi concedida durante a 37ª edição da Conferência Internacional de Cerâmica, realizada em Daytona Beach, Flórida, nos Estados Unidos.

Professor titular do Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara, e diretor- -presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapesp, Varela foi o único brasileiro entre quatro cientistas de todo o mundo homenageados pela entidade norte-americana durante a conferência. Juntamente com Mrityunjav Singh, do Ohio Aerospace Institute, Glenn Reserch Center (Nasa), ele organizou o Encontro de Engenharia de Cerâmica das Américas, evento de abertura da conferência.

José Arana Varela é diretor de Inovação do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos dez centros de excelência do programa Cepid, da Fapesp, e membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), membro da Sociedade Brasileira de Física, da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society e da Materials Research Society.