Notícia

Agência Grande ABC

Vale e FAPESP divulgam prazos para seleção de projetos em São Paulo

Publicado em 09 março 2010

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, em conjunto com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs) dos estados do Pará (Fapespa) e de Minas Gerais (Fapemig) e a empresa Vale publicam hoje, 8/3, nos sites das entidades, Chamada de Propostas de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de mineração, ecoeficiência e biodiversidade, energia e produtos ferrosos para siderurgia. Para apoio a projetos no Estado de São Paulo, estão previstos investimentos de R$ 40 milhões divididos igualmente entre a mineradora e a FAPESP. Nos três estados, o desembolso somará R$ 120 milhões em quatro anos.

De acordo com o documento, o interesse é apoiar propostas de soluções novas e criativas, com imediata relevância, oportunidade de avançar o estado da arte das tecnologias nas quatro áreas e potencial para formar mestres e doutores em colaboração com programas de pós-graduação.

"Uma característica muito importante da Chamada é a busca de projetos que explorem e criem nova tecnologia e conhecimento, e não propostas do tipo engenharia incremental", afirma Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. "Ao mesmo tempo, as propostas devem aliar à pesquisa a formação de recursos humanos", destaca.

O lançamento da Chamada é a primeira etapa do processo de análise e seleção previsto no Termo de Cooperação firmado entre a mineradora e as fundações em dezembro de 2009. Os projetos deverão ser desenvolvidos preferencialmente por redes interestaduais de pesquisa, envolvendo pesquisadores de dois ou três estados e pelo menos dois projetos articulados, com objetivos comuns.

Na modalidade individual, as propostas podem ser apresentadas por um pesquisador ou grupo de pesquisa. Nos dois casos, os proponentes devem ter título de doutor e vínculo com instituições de ensino superior e/ou pesquisa, públicas ou privadas, nos estados de São Paulo, Pará e Minas Gerais. O prazo para apresentação de projetos é de 30 de março a 23 de junho. A divulgação dos resultados será em 23 de novembro de 2010.

Temas de interesse

As linhas de pesquisa nas quatro áreas estabelecidas no Termo de Cooperação não são exclusivas e estão detalhadas no texto da Chamada. Na lista de linhas de interesse estão, entre outros temas, métodos para prospecção mineral por meio de sensoriamento remoto; tecnologias para disposição de rejeitos da atividade de mineração; prevenção, mitigação e recuperação de águas degradadas; métodos para tratamento de efluentes; novas rotas para produção de biocombustíveis; melhoria do uso de energia na produção; restauração de ecossistemas; e impactos de mudanças climáticas.

Avaliação de projetos

O processo de análise e seleção de projetos terá três etapas: verificação do atendimento às normas de cada fundação; análise do mérito e relevância do projeto em cada FAP, com base em pareceres de pesquisadores especialistas nas diferentes áreas (assessores ad hoc) e, em seguida, por assessores da Vale; e avaliação das propostas recomendadas pelo Comitê Gestor da Cooperação (CGC).

Na FAPESP, as propostas também serão analisadas por duas instâncias de coordenação antes da decisão do CGC.

As FAPs terão como principais critérios a qualidade, originalidade e a ousadia dos projetos e dos pesquisadores participantes, além de seu potencial para disseminação de resultados e capacidade de formação de pesquisadores. A Vale espera redução de risco em suas operações, preservação ambiental, relevância para seus negócios atuais e futuros, aplicabilidade de resultados e formação de profissionais especializados.

O texto integral da Chamada Propostas Fapemig/Fapesp/Fapespa/Vale S.A. está publicado no site da FAPESP: http://www.fapesp.br/materia/5560

Fonte: FAPESP