Notícia

Monitor Mercantil online

Vale assina convênio de cooperação com Massachusetts Institute of Technology

Publicado em 10 maio 2010

A Vale e o Massachusetts Institute of Technology MIT assinam nesta segunda-feira convênio para fim das atividades do Instituto Tecnológico Vale ITV. A parceria envolve a Sloan School of Management MIT Sloan e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos programas educacionais e das pesquisas conduzidas pelo ITV em termos de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. O MIT é um prestigiado centro norte-americano de excelência em pesquisa e tecnologia, de onde saíram, desde sua fundação, em 1865, 73 ganhadores do Prêmio Nobel. A cerimônia acontece às 12h, na sede da empresa, e terá a presença do vice-reitor da MIT Sloan, Richard Locke, e do diretor do ITV, Luiz Mello.

- A estratégia do MIT no desenvolvimento de parcerias internacionais é a de focar em mercados emergentes e dinâmicos. Este acordo permite a nossos estudantes oportunidades acadêmicas e de pesquisa muito significativas - afirmou Locke.

Para a Vale, esta parceria favorece os objetivos em comum das duas instituições.

- O ITV quer se tornar um importante centro de pesquisa e treinamento em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. Como estes também são prioridades da MIT Sloan, tenho certeza que esta colaboração irá aprimorar as atividades de pesquisa e treinamento de ambos - afirma Luiz.

O convênio tem previsão de cinco anos de duração. Neste período, a faculdade americana pretende estreitar laços com as comunidades acadêmica e empresarial brasileiras. Já o ITV quer fortalecer a cooperação acadêmica e a troca de experiências educacionais com os EUA em favor da qualidade de ensino e da sustentabilidade das empresas brasileiras.

Entre as atividades de colaboração, estão previstas: bolsas de estudo de um semestre no MIT para pesquisadores do ITV dois seminários anuais no Brasil de professores do MIT sobre temas relacionados ao trabalho do ITV um seminário anual sobre temas de interesse mútuo de pesquisadores do MIT e do ITV, que podem semear colaborações em pesquisas i Intercâmbio com estudantes da MIT Sloan que atuam nos laboratórios de Empreendedorismo Global e de Negócios Sustentáveis para atuar em projetos em parceria com o ITV facilitação de trocas de informações e experiências entre as redes de escolas parceiras do ITV e da MIT Sloan, que incluem escolas na Rússia, Índia, China e Europa.

Instituto Tecnológico Vale

O ITV é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de Pós-graduação voltada para a inovação em áreas estratégicas.

Em 2009, a Vale anunciou a construção de três unidades do ITV, uma em Minas Gerais, outra no Pará e a terceira em São Paulo. O recrutamento de pesquisadores deve começar no segundo semestre deste ano. Parcerias com agências de fomento a Ciência e Tecnologia nos âmbitos federal e estadual resultaram em editais conjuntos com o CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa.

Em 2009, a Vale anunciou a construção de três unidades do ITV, uma em Minas Gerais, outra no Pará e a terceira em São Paulo. O recrutamento de pesquisadores deve começar no segundo semestre deste ano. Parcerias com agências de fomento a Ciência e Tecnologia nos âmbitos federal e estadual resultaram em editais conjuntos com o CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará Fapespa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais Fapemig e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Fapesp envolvendo recursos superiores a R$ 130 milhões.