Thiago Romero escreve para a 'Agência Fapesp':
'Com a escolha de Vahan Agopyan, o IE homenageia a pesquisa, o conhecimento e a formação do engenheiro humanista, multidiscliplinar, que ele tão bem representa e estimula', disseram os responsáveis pela premiação ao justificar a escolha.
O prêmio, que se traduz em um troféu, um diploma e o registro do nome do vencedor em uma placa que fica na entrada do instituto, faz parte das celebrações do Dia do Engenheiro, comemorado em 11 de dezembro.
'Minha indicação não é apenas uma homenagem a uma pessoa física. O prêmio é uma homenagem ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento da engenharia nas instituições que represento', disse Agopyan à 'Agência Fapesp'.
'Trata-se de uma honraria muito grande que representa o coroamento da minha carreira profissional. Fiquei extremamente emocionado, por se tratar de um prêmio máximo concedido a uma única pessoa.'
Agopyan é graduado pela Escola Politécnica da Universidade de SP (Epusp), fez mestrado na área de engenharia urbana e de construções civil, na mesma Universidade, e o PH.D. em engenharia civil no King?s College London, na Inglaterra.
Exerce também os cargos de presidente do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP e de presidente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). É ainda membro do Conselho Superior da Fapesp, do conselho técnico-científico da Capes, do conselho deliberativo do Instituto de Engenharia e do conselho diretor do Instituto Mauá de Tecnologia.
(Agência Fapesp, 15/12)
Notícia
JC e-mail