Notícia

IPEF

[Vagas-l] Processo Seletivo para Estágio 2017: Certificação Florestal

Publicado em 14 julho 2017

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO 2017

EDITAL

O IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais está com inscrições abertas para o processo seletivo de uma vaga de estágio na área de CERTIFICAÇÃO FLORESTAL.

O IPEF foi criado em 1968 e é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal. Sua missão é “Contribuir para o desenvolvimento técnico‐científico, social e econômico do setor de base florestal viabilizando a realização de pesquisas cooperativas entre empresas através da integração com universidades, centros de pesquisas e sociedade”.

O Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) surgiu em 2007 e tem como principal responsabilidade guiar as empresas para que alcancem e mantenham sua certificação socioambiental. Para isso, tem se fortalecido em diversas áreas da certificação florestal, por exemplo, através da participação nas principais consultas públicas dos sistemas FSC® - Forest Stewardship Council e CERFLOR – Programa Brasileiro de Certificação Florestal.

A missão do PCCF é manter canais diretos de comunicação com as instituições dos sistemas de certificação especialmente nos processos de construção/revisão de políticas e padrões, buscando contribuir e influenciar para que as regras sejam técnica e cientificamente embasadas. Além disso, o Programa busca articular discussões técnicas entre as empresas florestais, universidades e entidades afins, gerando e difundindo soluções com foco na melhoria contínua das práticas de manejo florestal.

Qualificações necessárias para a vaga:

* Ser aluno de graduação dos cursos de Engenharia Florestal, Gestão Ambiental ou Biologia, preferencialmente cursando o penúltimo ano de graduação;

* Pleno conhecimento das ferramentas do pacote Office;

* Inglês avançado, com ênfase na compreensão e interpretação de normas;

* Experiência e/ou interesse com a temática certificação florestal;

* Residir em Piracicaba ou região; e

* É desejável ter disponibilidade de 24 horas semanais.

Oportunidades de aprendizado:

* Quadros normativos dos principais sistemas de certificação florestal;

* Elaboração de análises de padrões, procedimentos e políticas dos sistemas de certificação florestal;

* Auxiliar no levantamento e organização de materiais técnicos para consultas públicas do quadro normativo dos sistemas de certificação;

* Atualização privilegiada frente às notícias referentes aos sistemas de certificação florestal;

* Participação e colaboração na organização de eventos e fóruns relacionados ao tema; e

* Desenvolver relatórios técnicos sob a orientação da coordenação do programa;

Benefícios oferecidos:

* Bolsa de estágio equivalente a bolsa de Iniciação Científica da FAPESP; e

* Vale transporte.

Duração mínima: 6 meses

Os interessados deverão enviar currículos até 30 de novembro para a Coordenadora Executiva do Programa, a Sra. Daniela Vilela. (daniela em ipef.br <mailto:daniela em ipef.br> )

INÍCIO DAS ATIVIDADES: JANEIRO DE 2017