Notícia

Medium (EUA)

Vacinoterapia e Soroterapia: Qual é a Diferença?

Publicado em 10 março 2021

Por Renato Sabbatini

Em dezembro de 2020, o Instituto Butantan, uma instituição de pesquisa biomédica e de produção de bioterápicos de São Paulo, anunciou que tinha concluído o processo de produção do primeiro soro para tratamento de infecções por SARS-CoV-2, o vírus patogênico para a COVID 19. Muita gente confundiu isso como sendo uma vacina contra o vírus. Não é, embora utilize o mesmo princípio de desenvolvimento de anticorpos contra os antígenos presentes no coronavírus.

Qual é a diferença entre a soroterapia imune e a vacinação? A primeira é uma terapia semelhante a usar uma droga química exógena injetável (ou seja, não produzida pelo organismo infectado), específica para a neutralização do coronavírus que estiver presente nos órgãos. É uma técnica desenvolvida pela primeira vez pelo cientista francês Louis Pasteur em 1885, para tratar contaminados pelos vírus da raiva, com grande sucesso, um episódio dos mais emocionantes que pertencem à História da Medicina, quando salvou a vida de um pequeno pastor alsaciano, mordido por um lobo hidrófobo.

Segundo a explicação da diretora do Instituto Butantã, uma das nossas grandes instituições de pesquisa a utilizar essa técnica, “o soro é feito a partir de vírus inativado por radiação, por meio de uma técnica desenvolvida com o Instituto Nacional de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), aplicado em cavalos. Em resposta ao vírus, os animais produzem anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), extraídos do sangue e purificados de acordo com uma técnica usada no instituto há décadas para produção de outros soros.”. O Butantã tem uma fazenda no interior do estado, com criação desses nobres animais, que nos ajudam a salvar tantas vidas ao longo das dezenas de anos em que vivem produtivamente.

Essa técnica foi desenvolvida pela primeira vez no Brasil, médico fundador do Butantã, chamado (coincidentemente) Dr. Vital Brasil Mineiro de Campanha, no início do século XX (1901), usando cavalos e ovelhas como produtores do antisoro, que é purificado, liofilizado e envasado. Os soros antiofídicos, antiaracnídeos e antiescorpiônicos produzidos há 120 anos pelo Butantã salvaram e salvam ainda centenas de milhares de vidas, e foi um pioneirismo mundial.

Já as vacinas constam de uma preparação de antígenos derivados de fragmentos inativados do vírus, e não anticorpos. Então elas são usadas para deflagrar uma resposta imune natural do organismo do receptor, que dura muito mais do que a soroterapia (o soro é desativado rapidamente pelo organismo, e sua ação dura pouco tempo). As duas terapias podem ser combinadas: a vacinação para quem não ficou doente ainda (ou teve uma doença leve e deseja evitar a repetição da infecção), e o soro para quem já contraiu. O soro pode ser usado preventivamente, também, mas sua eficácia é temporária.

Referência:

Fioravanti, C.: Butantan Desenvolve Soro Contra Coronavirus. Revista FAPESP. Publicado em 14 de dezembro de 2020. Disponível na Internet. URL: https://revistapesquisa.fapesp.br/butantan-desenvolve-soro-contra-coronavirus/

Sobre o Autor:

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini é um cientista biomédico, professor e pesquisador, graduado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Foi professor desta faculdade e também da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Fellow da International Academy of Health Sciences Informatics e do American College of Medical Informatics. Escreve sobre ciência para o público leigo desde 1983, tendo sido agraciado com o Prêmio “José Reis” de Melhor Divulgador Científico pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1992. Contato: renato@sabbatini.com

ORCID: 000–0003–4886–7298

Como Citar Este Artigo:

Sabbatini, Renato M.E.: Vacinoterapia e Soroterapia: Qual é a Diferença? Revista Medsfera. Publicado em 11 de março de 2021. Disponível na Internet. URL: https://link.medium.com/LHpaCY1Yveb

Copyright © 2020 by Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

Vacinoterapia e Soroterapia: Qual é a Diferença? was originally published in Medsfera on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.