CORONAVÍRUS - O médico Ricardo Palácios, diretor de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, afirmou que nenhuma vacina contra o coronavírus, embora possa controlar a doença, será capaz de encerrar com a circulação do vírus no planeta.
"Nós queremos gerar uma expectativa correta para a população. Nós não vamos acabar com o coronavírus com uma vacina. Qualquer uma que seja a vacina. O coronavírus veio e veio para ficar. Ele vai nos acompanhar. Durante todo o tempo de nossas vidas, nós teremos coronavírus circulando", disse hoje, em um debate virtual promovido pela Agência Fapesp e o Canal Butantan.
Palácios citou como exemplo a gripe, causada pelo vírus influenza. "O vírus influenza não desapareceu e segue conosco. Seguirá, talvez, durante toda a nossa vida. Mas a gente tem uma doença [a gripe] controlável. A maior parte das pessoas vacinadas consegue controlar a doença. Se chegar a se infectar, não terá uma doença grave, não morrerá dessa doença", explica. "Proteger contra a infecção é uma coisa a mais que, eventualmente, pode acontecer, e até pode acontecer por um tempo limitado", emenda.
O Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech estão desenvolvendo a vacina chamada Coronavac. Os testes vão entrar na fase 3, com a presença de 9 mil voluntários, que ainda serão escolhidos.